Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Julgada em Bragança antiga freira acusada de desviar 360 mil euros de centro paroquial

 A acusada, agora com 77 anos, foi expulsa da Igreja, quando surgiram as primeiras suspeitas, há 12 anos, de que terá desviado dinheiro das mensalidades e donativos de utentes e vários bens.

Uma antiga freira começou a ser julgada esta terça-feira em Bragança acusada de desviar quase 360 mil euros do Centro Social e Paroquial de Cerejais, em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança.

A acusada, agora com 77 anos, foi expulsa da Igreja, quando surgiram as primeiras suspeitas, há 12 anos, de que terá desviado dinheiro das mensalidades e donativos de utentes e vários bens, inclusive animais como um pavão.

A arguida não quis prestar declarações na primeira sessão e está dispensada de comparecer ao julgamento, depois de o coletivo de juízes ter aceitado, atendendo à idade da mesma, o pedido do advogado de defesa nesse sentido.

A antiga freira está acusada de dois crimes de abuso de confiança por alegadamente ter desviado do centro, onde era tesoureira, 340 euros em dinheiros e 20 mil euros em bens da instituição católica.

Os factos terão ocorrido entre os anos de 2007 e 2010 e a acusada devolveu, entretanto cerca de 35 mil euros ao centro paroquial.

No processo judicial foram arrestados, preventivamente, à antiga freira, bens de valor superior a 301 mil euros.

A mulher foi freira durante mais de 40 anos e está acusada de, na qualidade de tesoureira do Centro Paroquial e Social de Cerejais, ter desviado avultadas quantias das contas bancárias e aplicações financeiras da instituição para uma conta própria e de irmãos.

A acusação acrescenta que também terá feito levantamentos das contas do centro e ficado com dinheiro das mensalidades dos utentes do lar de idosos e de peregrinos que pernoitavam neste local.

No processo chegou a ser constituído também como arguido um padre, que entretanto morreu, por alegadamente receber em casa bens de que a acusada se apropriava.

A acusação apresenta um rol de bens que terão sido desviados da instituição, como uma motocultivadora, um fogão, uma fotocopiadora, uma imagem de um santo, mobiliário e diversos animais, nomeadamente perus, galinhas, um porco e um pavão, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário