Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Carta apela à presidente da CE que proposta para futuro quadro legal sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis seja apresentada até setembro

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural é uma das subscritoras de uma carta enviada à presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, esta terça-feira, 7 de fevereiro, por dezenas de organizações não governamentais nacionais e internacionais.

Fotografia Palombar.

A carta apela à presidente da CE para assegurar que uma proposta para o futuro quadro legal sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis seja apresentada, como previsto, até setembro de 2023.

Atualmente, o avanço desta proposta pode estar em causa. A ameaça que surge foi trazida por um recente documento interno da Comissão Europeia a mostrar que existe uma forte resistência política contra esta lei, o que poderia dificultar este processo.

A carta foi escrita e será enviada pelo EU Food Policy Coalition, coligação de ONG que inclui, por exemplo, a WWF, e dezenas de outras entidades nacionais e internacionais.

O que é a Lei dos Sistemas Alimentares Sustentáveis?

A forma como produzimos e consumimos alimentos não só é insustentável, mas também prejudicial para a nossa própria saúde. Atualmente, os nossos sistemas alimentares são responsáveis por 34% das emissões globais de GEE, pela perda massiva da biodiversidade e pelas dietas pouco saudáveis que estão relacionadas com a morte de um em cada cinco europeus. Para abordar esta questão, a Comissão Europeia está a trabalhar num quadro legislativo da União Europeia para sistemas alimentares sustentáveis, cuja proposta está prevista para ser apresentada em setembro de 2023. Esta lei tem o potencial de permitir a todos os cidadãos da UE o acesso a alimentos mais equitativos, saudáveis e amigos do ambiente, fomentando ambientes alimentares que sejam bom para a saúde das pessoas e protejam o planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário