Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Presidente da República visitou Podence para inaugurar mural em sua homenagem

 Marcelo Rebelo de Sousa veio esta tarde a Podence visitar um mural que foi feito em sua homenagem, mas mal chegou à aldeia foi recebido por um grupo de professores com cartazes em protesto


Carlos Moura, docente de educação física em Macedo de Cavaleiros, foi um dos professores que esteve na manifestação, porque entende que a Educação está doente e precisa de investimento.

“A educação é o futuro de um povo. A educação não é despesa, a educação é investimento. Nós precisamos de futuro e não houve investimento e sem isso não há frutos para distribuir. Precisávamos de ter investido na educação ao longo dos anos, precisamos de continuar a investir na educação para garantir o futuro destas crianças”, frisou.

O Presidente da República diz que têm sido dados passos para que haja um entendimento com os professores.

“Eu penso que têm sido dados passos em muitos passos em muitos dossiers, que estão avançar. Agora fala-se da periodicidade do concurso dos professores, deixarem de ser de quatro anos e passarem a ser anuais, já se falou de outros problemas que estão a ser negociados e resolvidos e eu acredito vai a caminho, não direi de uma solução perfeita, mas de uma solução que cubra um número muito elevado de problemas dos professores”, sublinhou.  

Depois de ouvir os professores, Marcelo Rebelo de Sousa não poupou os beijinhos e abraços e selfies também não faltaram. E depois de ter visto o mural em sua homenagem, mostrou-se muito honrado.

“Fiquei muito honrado com o mural, é mil vezes melhor do que o retratado, portanto sinto-me muito feliz, porque fiquei muito beneficiado, muito favorecido com o mural”, afirmou.

A criação do Museu dos Caretos de Trás-os-Montes, em Podence, também foi abordada por Marcelo Rebelo de Sousa. O projecto está feito e metade do terreno está pronto para a obra, mas a outra metade é de um privado e nem toda a família está em consenso para vender. Marcelo Rebelo de Sousa não perdeu a oportunidade para a apelar a esta família.

“Que essa parte da família permita que haja o museu, porque é como em tudo na vida, há ocasiões melhores e piores e agora é que era ocasião, não é daqui a 10, 15 ou 20 anos. Eu espero ainda vir cá como Presidente da República pelo menos ver arrancar a obra do museu, depois se for o meu sucessor a inaugurar o museu, que não demore muito tempo”, disse.

De acordo com António Carneiro, da Associação Grupo dos Caretos de Podence, o financiamento está garantido, falta vontade do município para que o museu avance.

“Há financiamento. A secretária de Estado vai dar o apoio, o Presidente da República será o padrinho desse museu e estão as coisas bem lançadas e vamos continuar a fazer o nosso caminho resilientes até que seja imaterializado. O museu ronda os 5 milhões de euros. Tem que haver vontade política por parte do município em resolver a situação”, afirmou.

O presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros disse que o município esteve sempre disponível para negociar com a família, mas se não chegarem a um entendimento o processo vai ser outro.

“Nós estivemos sempre disponíveis para fazer a aquisição do terreno, como os proprietários não se entendem, provavelmente vamos ter que seguir um caminho de expropriação por interesse público e se assim for já não há problemas com ninguém”, disse.

O Presidente da República visitou esta tarde Podence e deu assim início às comemorações do Entrudo Chocalheiro desta localidade, que vão decorrer entre sábado e terça-feira.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário