Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Municípios do Vale do Tua vão ser dados a conhecer através de festival de percursos pedestres

 O Parque Natural Regional do Vale do Tua vai promover, este ano, um festival de percursos pedestres


O Tua Walking Festival servirá para conhecer e promover a paisagem, património, cultura, tradição e produtos identitários dos territórios do parque, Vila Flor, Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Alijó e Murça.

O festival começa em Março, em Vila Flor, onde foi apresentado, na sexta-feira. Depois percorre os outros concelhos. São cinco fins-de-semana, no total, para apreciar estes territórios.

O director do parque, Artur Cascarejo, assume que a ideia é trazer gente à região e deslumbrá-la com o que aqui há.

“Consiste basicamente em potenciar um conjunto de infra-estruturas que o parque foi construindo no território ao longo dos cinco municípios. Essas infra-estruturas são dinamizadas de forma integrada e o objectivo é trazer para o território o maior número de turistas e habituá-los, pelo menos, a passar um fim-de-semana no território”, disse.

A ideia foi pensada em 2019 mas, devido à pandemia, não houve condições para se realizar. Acontece agora, altura em que o parque está a celebrar o décimo aniversário. Artur Cascarejo diz que se quer criar uma marca com esta iniciativa.

“As nossas aldeias ainda têm gente que resiste em cá ficar, produtos do território de excelente qualidade e o problema é não serem conhecidos e, por isso, estes percursos têm essa dupla preocupação, promover o território do ponto de vista turístico, mas também promover o desenvolvimento social e económico das pessoas do Vale do Tua. O que pretendemos é afirmar aqui uma marca, a marca Tua como uma marca identidade transmontana e duriense”, explicou.

O festival começa em Vila Flor. O presidente da câmara e da Agência Regional do Vale do Tua, Pedro Lima, diz que contam receber cerca de 100 participantes e mostra-se satisfeito com o que acredita que a iniciativa vai trazer ao território.

“Para Vila Flor é sempre bom receber dinamismo e ser o primeiro passo, num de cinco, porque somos cinco municípios neste parque. É mais um voto de esperança num desenvolvimento que seja acima de tudo equilibrado”, frisou.

O Tua Walking Festival foi desenhado pela empresa de Turismo de Natureza PortugalNTN.

Começa em Vila Flor, nos dias 11 e 12 de Março.

Em Abril segue para Murça, em Maio para Carrazeda de Ansiães, em Setembro para Mirandela e em Outubro para Alijó.

Escrito por Brigantia
Foto: PNRVT
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário