Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

ULS DO NORDESTE REFORÇA CUIDADOS PRIMÁRIOS COM NOVAS UNIDADES DE SAÚDE FAMILIAR

 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a ampliar a rede de Unidades de Saúde Familiar (USF) no distrito de Bragança, numa estratégia que visa aumentar a proximidade, a qualidade e a acessibilidade dos cuidados de saúde prestados à população.


Desde dezembro de 2023, quando abriu a primeira USF em Mirandela, foram já inauguradas dez novas unidades em diferentes concelhos do distrito. Atualmente, a ULS do Nordeste conta com 11 USF em funcionamento, que asseguram a atribuição de médico e enfermeiro de família a quase toda a população da região. A taxa de cobertura atingiu, assim, os 98,4%, um valor considerado muito significativo face ao histórico de carência de profissionais nesta área.

No ano de 2024 entraram em atividade cinco unidades: a USF Viver Vinhais (Vinhais), a USF Trindade Coelho (Mogadouro), a USF Entre Serras (Centro de Saúde da Sé – Bragança), a USF Montesinho (Centro de Saúde de Santa Maria – Bragança) e a USF D’Ouro Saúde (Miranda do Douro). Já em 2025, abriram portas mais cinco: a USF Miguel Torga (Bragança – Santa Maria), a USF Terras de Cavaleiros (Macedo de Cavaleiros), a USF Mirandela (Mirandela II), a USF Entre Douro e Tua (Carrazeda de Ansiães) e a USF Saúde de Ferro (Torre de Moncorvo).

Segundo a ULS do Nordeste, este modelo inovador de prestação de cuidados, centrado no utente, assenta em equipas multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que garantem acompanhamento próximo, acessível e contínuo. Além disso, permite uma integração direta com os restantes serviços dos Centros de Saúde, agilizando o atendimento de acordo com as necessidades de cada utente.

As USF são formadas por equipas criadas voluntariamente pelos próprios profissionais, que funcionam com autonomia técnica e organizativa. Este enquadramento promove não só a melhoria da resposta assistencial, mas também a valorização do empenho dos profissionais, através de incentivos associados ao desempenho.

Atualmente, 65% das Unidades Funcionais dos Centros de Saúde do distrito de Bragança já operam neste modelo. Para a ULS do Nordeste, a aposta contínua na criação de novas USF demonstra o compromisso com a qualidade dos cuidados primários e o esforço conjunto dos profissionais de saúde em assegurar uma resposta cada vez mais eficaz e humanizada à população.

A Redação,
Foto: ULS

Sem comentários:

Enviar um comentário