Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de março de 2022

PARQUE NATURAL DE MONTESINHO: A BRAMA DOS VEADOS

Num dos últimos fins-de-semana rumei a Trás-os-Montes para conhecer o Parque Natural de Montesinho. A grande desculpa para esta escapadinha foi a Brama dos Veados, que decorre de meados de setembro a outubro. Contudo, pude vivenciar muito mais: conheci uma das aldeias maravilha de Portugal, Rio de Onor, visitei o centro de Bragança e ainda descobri as iguarias transmontanas. Tudo de bom. Então, vamos lá.

O Parque Natural de Montesinho
O Parque Natural de Montesinho fica na Rota da Terra Fria, a região que regista todos os anos as temperaturas mais baixas de Portugal. Com cerca de 750km², a região é conhecida pelos campos de castanheiros e pelos inúmeros veados, javalis e raposas que aqui habitam.

Com elevações arredondadas e vales encaixados, as altitudes variam entre os 438m e os 1481m. Sem subidas muito íngremes, pareceu-me um local ideal para longas caminhadas. É uma terra de muito xisto, o que se pode ver pelas construções das casas.

Conheçam os Percursos Pedestres do ICNF. Lá encontram os folhetos sobre 6 trilhos que idealmente poderão ser feitos entre a primavera e o outono.

A Brama dos Veados: O que é?
Entre o início de setembro e o fim de outubro decorre no Parque Natural de Montesinho o momento ideal para a observação de veados no seu habitat natural: a Brama dos Veados. É esta a altura de acasalamento, em que os veados machos procuram locais mais descampados e abertos para darem nas vistas e se mostrarem às fêmeas. Tornam-se mais visíveis e emitem berros bem altos. Tudo isto acontece pela fresquinha: inicia-se de madrugada e os veados são vistos até meio da manhã, dependendo da temperatura do dia. Depois disso, recolhem para descansarem, escondendo-se na serra.

Ora muito bem, para assistir a este espectáculo, é preciso madrugar. Acordei pelas 6h00 e às 7h00 estava a sair de Bragança de jeep com destino ao Parque Natural de Montesinho. Depois de alguns quilómetros, seguimos por um caminho de terra batida, parando ao primeiro avistamento. E digo-vos, é um momento único.
Saímos do jeep e é-nos pedido silêncio. Procuramos com o olhar entre os arbustos. Ficamos quietos e, finalmente, eles aparecem. Ao longe, vimos os primeiros veados do dia. Neste caso, não há berros, é apenas uma fêmea isolada. Aproximo-me devagar para tentar capturar o momento, mas os meus passos na folhagem acusam-me e ela foge em direção às árvores. Apesar de verem mal, os veados têm muito bom ouvido.

Seguimos de jeep em busca de mais veados. E não tardamos a encontrá-los. O Parque Natural de Montesinho guarda a maior reserva nacional de veados e a brama é a altura do ano em que estes animais perdem o medo.
Paramos o jeep e continuamos a pé pela terra batida, até chegar a um planalto. Por aqui, os bramidos dos veados ecoam à nossa volta, por entre a paz inigualável da serra. Mal nos vêem, correm pela serra acima, num espectáculo emocionante de assistir, principalmente de binóculos.

A manhã aquece depressa e os veados começam a dispersar. Estamos no início de setembro e pelas 10h00 já não conseguimos vislumbrar nenhum animal. Dizem-nos que nos próximos fins-de-semana até final de outubro se verão cada vez mais veados, até mais tarde. Mas para mim bastou.
Vamos ainda a Rio de Onor, recentemente eleita uma das sete aldeias maravilha de Portugal, mas vou já de coração cheio e com uma memória que ficará comigo durante muito tempo.

Dicas para o Parque Natural de Montesinho
– Localizado na Rota da Terra Fria, o Parque Natural de Montesinho é ideal para atividades ao ar livre, principalmente entre a primavera o o início do outono. Conheçam aqui os percursos pedestres. Há também passeios organizados, que podem ser feitos de barco, a pé, de jeep, de bicicleta ou de burro. Aqui encontram algumas opções, ideais para o fim-de-semana. O meu passeio ficou a cargo da Anda D’i, e incluiu a visita a Rio de Onor, um passeio pelo centro histórico de Bragança e a visita à Quinta do Bísaro.
– Além da beleza natural, não deixem de visitar algumas das povoações da região. Rio de Onor foi recentemente eleita uma das 7 aldeias maravilhas de Portugal, mas existem outras. Dine, Gimonde, Guadramil, Moimenta e Montesinho são outras aldeias por onde vale a pena passar.
– Há belas cascatas e rios nesta região. Apesar de estar normalmente seca durante o verão, entre outubro e abril, diz-se que a cascata do Lamoso (Faia da Água Alta) é a mais bela, com uma queda de água de mais de 40 metros.
– Para ir a banhos, há a Praia Fluvial da Ponte da Soeira, a do Rabaçal, a do Colado no Rio Maçãs (em Quintanilha), a de Fresulfe (em Mofreita) e a da Ponte da Arranca. Vejam aqui as localizações exatas.

Onde comer em Montesinho
Só pela gastronomia transmontana, vale a pena uma escapadinha ao Parque Natural de Montesinho. Alheiras e morcelas das melhores que há, muita cozinha à base de castanha, e carne de caça com fartura.

Restaurante O Javali
Este é sem dúvida um restaurante ao qual quero regressar. Estava tudo ótimo. As entradas de enchidos, queijo e castanhas assadas estavam deliciosas. Devorei a pasta de azeitona caseira em três tempos. A sopa de castanha com presunto fez-me desejar que o inverno chegasse depressa. E o prato principal foi javali com pão torrado, como não podia deixar de ser. Normalmente este tipo de carne não é da minha preferência, mas estava tão bem cozinhado e no ponto, que a carne tenra se derretia na boca. Para terminar, toda a doçaria é caseira: o pudim de castanha, a tarte de grão-de-bico e o gelado de ameixa com crocante de chocolate.
O restaurante O Javali fica na Quinta do Reconco, Estrada do Portelo, a 6km de Bragança. Para reservas, utilizar o número +351 273 333 898 ou e e-mail restaurantetipicoojavali@hotmail.com.

Restaurante O Poças
O restaurante O Poças fica localizado no centro histórico de Bragança. Com um semblante mais gourmet, aqui fomos prendados com enchidos e pastéis de bacalhau para entrada. Para refeição principal tivemos porco bísaro com puré de castanha e de maçã. Não me encantou tanto como o O Javali, mas é uma boca opção para quem está pelo centro.
O restaurante O Poças fica na R. Combatentes da Grande Guerra, em Bragança. Para reservas, poderão utilizar o número +351 273 331 428.

Onde ficar em Montesinho
Eu fiquei alojada no Hotel S. Lázaro, em Bragança. É um grande hotel standard, fora do centro histórico da cidade e numa zona com pouco charme. A estrutura do hotel é antiquada e o mobiliário está a precisar de ser renovado. Ainda assim, serviu as necessidades e o jantar até surpreendeu. Contudo, existem outras opções de alojamento em Bragança. Procurem no Booking para Bragança, o site de alojamento que normalmente utilizo para as minhas viagens.

Como chegar ao Parque Natural de Montesinho
Bragança fica a 500km de Lisboa e 200km do Porto. De carro, de Lisboa demora-se 4h45 e do Porto 2h00. Para explorar a zona numa viagem mais independente, é conveniente ter carro. Vejam aqui onde alugar carro.

Caso tenham um programa que inclua tours, poderão ir de transportes públicos, como eu fiz. A Rede de Expressos tem autocarros diretos de Lisboa, do Porto e de outros pontos do país. Existe ainda a opção de ir de avião. Para Bragança, a Sevenair oferece voos diários de Portimão, Lisboa (aeródromo de Cascais), Viseu e Vila Real. Os preços são fixos e de Lisboa, a viagem até Bragança demora 1h30 e custa cerca de 100€, ida e volta.

Chamo-me Diana. Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar.
Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir.
Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.