Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Palombar promoveu atividades de ciência cidadã e educação ambiental na Noite Europeia dos Investigadores 2021

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural organizou várias atividades de ciência cidadã, educação e sensibilização ambiental, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2021, as quais foram realizadas no Museu do Côa - Centro de Ciência Viva, em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, no dia 24 de setembro.

Fotografia Palombar

Nas atividades organizadas pela Palombar - "Peddy paper - Exploradores do Vale do Côa”, "A arqueologia do Vale do Côa", "Que mamíferos e aves aqui existem?", "Oficina da paisagem" e "O pombal tradicional" - alunos e professores dos 4.º e 5.º anos de escolaridade participaram de forma ativa, lúdica e pedagógica, num dia dedicado à ciência cidadã e à descoberta da riqueza natural, patrimonial e arqueológica do Vale do Côa.

Os participantes puderam descobrir o património natural e arqueológico característico da região do Ribacôa; desvendar alguns factos e curiosidades relacionados com a criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do Museu do Côa; aprender sobre o grupo taxonómico dos mamíferos e das aves e a diversidade de espécies presentes na região, assim como os aspetos relacionados com a sua biologia e ecologia, passando também pelas ameaças e formas de as combater; representar os vários elementos que constituem a paisagem da região e descobrir o papel dos pombais tradicionais na paisagem, na cultura e comunidades locais e na conservação de espécies de aves de rapina ameaçadas.

Em que consiste a iniciativa Noite Europeia dos Investigadores?

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, que pretende aproximar cientistas e restante sociedade, na última sexta-feira de setembro de cada ano, e assim partilhar um pouco o dia a dia de quem faz e produz conhecimento.

Foi em 2005 que se concretizou a ideia de organizar um evento em que se pudesse celebrar a ciência em várias cidades europeias em simultâneo. Desde então, a Noite Europeia dos Investigadores tem sido um evento de referência, cativando, a cada edição, milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação.

Através de diferentes formatos, tais como demonstrações, palestras, workshops, cafés de ciência ou visitas guiadas, a Noite Europeia dos Investigadores consegue garantir que haverá sempre um evento à sua medida para festejar a ciência e o trabalho dos cientistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário