Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Raças autóctones podem divulgar Nordeste transmontano através do novo projecto da AEPGA

 Já está no terreno o projecto “TerRa” que a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino avançou, em 2019, que ia desenvolver
O projecto tem o objectivo de dar a conhecer e divulgar o Nordeste Transmontano, através das raças autóctones do território.

Miguel Nóvoa, presidente da associação, explicou que este, além de informativo, é um projecto de educação ambiental que nos fará despertar para a necessidade de proteger e valorizar o Interior de Portugal, os seus valores e tradições.

“Aquilo que se pretende transmitir é o papel importantíssimo que os agricultores e, principalmente, os criadores de raças autóctones desempenham no nosso território, modelando a paisagem, diminuindo o risco de incêndio, produzindo produtos de qualidade”, reiterou.

O projecto chegou ao público na semana passada, através de um site. Entre ovelhas, cabras, vacas, cães, burros e porcos, neste momento, há 11 raças a conhecer através dele.

O “TerRa” será apresentado formalmente hoje, no Instituto Politécnico de Bragança.

Além de querer despertar para a importância do equilíbrio dos ecossistemas locais, que revelam a riqueza cultural, genética e ecológica do país, o projecto prevê valorizar a agricultura e aproximar os mais jovens do mundo rural.

“Valorizarmos o agricultor e vermos esta profissão como uma das mais dignas e é nesta mudança que estamos determinados a trabalhar e a conseguir inverter esta tendência negativa de olharmos para o mundo rural. A pequena agricultura tem muito futuro”, salientou.

O projecto conta com o apoio da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e dos municípios abrangidos.

Escrito por Brigantia
Foto: AEPGA
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário