Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de março de 2022

Canoagem: Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem destaca as “excelentes” condições de Mirandela para receber o Campeonato Nacional

 Tal como em 2021, o rio Tua, em Mirandela, volta a ser o palco do campeonato nacional de fundo de canoagem, anunciou recentemente a federação portuguesa da modalidade.


As provas dos escalões de iniciados, infantis, cadetes, juniores, seniores e veteranos vão acontecer nos dias 26 e 27 de Março e a expectativa é que “participem cerca de mil atletas” de clubes oriundos de vários pontos do país, adianta a vereadora do Desporto do Município de Mirandela. “O nosso espelho de água do rio Tua é um palco único na região para a realização deste tipo de eventos desportivos e ainda por cima sem qualquer impacto ambiental negativo, tanto no seu espelho de água como nas suas áreas envolventes, promovendo assim simbiose perfeita entre o espectáculo desportivo, a competição e a interacção com público”, sublinha Vera Preto.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem explica as razões que pesaram na decisão de repetir a escolha do espelho de água do rio Tua, em Mirandela, para a realização do nacional de fundo. “Quando fizemos o balanço daquilo que foi a prova de 2021 com todas as restrições e medidas adicionais, devido ao contexto pandémico, consideramos que foi muito positivo, fomos muito bem recebidos, quer pelo Município quer pelo Clube Fluvial de Mirandela, e acho que o evento constituiu um excelente momento de promoção da modalidade”, afirma Vítor Félix.

Para além disso, o líder da federação considera que Mirandela “tem excelentes condições para a prática de canoagem e de outras actividades náuticas e é uma grande instalação desportiva porque tem aquelas bancadas naturais que são as margens da cidade e penso que vamos ter uma grande espectáculo”, confia.

O ano passado, Fernando Pimenta, do Benfica, sagrou-se campeão nacional de fundo de canoagem, na categoria rainha de K1 5000 metros.

Para este ano, é esperado mais público, com a abertura das restrições da pandemia covid-19 e estão ainda previstas pequenas alterações ao percurso relativamente ao ano anterior. “As distâncias serão mantidas, mas a partida em vez de ser junto à ponte, vai agora ser junto da zona da praia fluvial para criar mais condições para os atletas”, conta.

Dias 26 e 27 de Março, Mirandela recebe o campeonato nacional de fundo de canoagem com uma previsão de cerca de 1000 participantes, em representação de 50 clubes nacionais onde se incluem alguns dos melhores atletas nacionais da disciplina, incluindo atletas olímpicos e de paracanoagem.

A organização é da Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e com o apoio do Clube Fluvial de Mirandela.

Escrito por Rádio Terra Quente
(CIR - Cadeia de Informação Regional)

Sem comentários:

Enviar um comentário