Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Produção de amêndoa poderá cair entre 30 a 40% este ano

 A descida acentuada das temperaturas há duas semanas provocou avultados prejuízos nas amendoeiras da região, o que provocará uma quebra entre 30 a 40%


“Os prejuízos são bastante elevados. As temperaturas negativas que se fizeram sentir há quinze dias, houve ali três dias, em que foram registados -3º e -4º, muito frio, muito vento. A quebra também tem a ver com as variedades. Havia variedades que até já estavam mais adiantadas e essas, se calhar, não sofreram tantos, como aquelas que estavam em fim de floração”, explicou o responsável da Cooperativa da Amêndoa de Torre de Moncorvo, Bruno Cordeiro.

Além da quebra de produção estar a deixar os agricultores desesperados, também os elevados gastos e o baixo preço do fruto são uma preocupação.

“Ouvimos queixas, queixas, queixas dos agricultores, não só pela não produção, mas também pelo preço da amêndoa que tem vindo a descer nos últimos tempos e os custos de produção sempre a subir. Na última campanha até Abril, o preço foi razoável, mas num curto espaço de tempo desceu de 4,4€ para 3,5€”, referiu.

Bruno Cordeiro admite que pode mesmo haver quem abandone a actividade.

A Cooperativa da Amêndoa de Torre de Moncorvo tem cerca de 1500 agricultores associados e abrange os concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Alfândega da Fé, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira e Valpaços.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário