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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Bragança recebeu “invasão” de espanhóis durante a Semana Gastronómica do Bacalhau

 “Uma semana em que trabalhamos como antes de guerras e pandemias”, admitem proprietários dos restaurantes que há muito tempo não registavam uma procura tão grande.


Que os espanhóis procuram cada vez mais a cidade de Bragança é um facto. Que a Semana Santa é uma das épocas em que se nota maior afluência de espanhóis também é verdade. Que os espanhóis gostam muito de comer bacalhau em Portugal é incontestável.

São três afirmações verdadeira que unidas podem explicar a enorme afluência de espanhóis durante a Semana Santa, que coincidiu com a Semana Gastronómica do Bacalhau em Bragança.

Saber exatamente se esta iniciativa gastronómica foi a razão desta enorme procura não é fácil, mas que ao entrar num restaurante “a grande maioria dos clientes sabia da iniciativa que estava a decorrer, ah isso sabiam”, atestam os proprietários dos restaurantes da cidade que serviram refeições de bacalhau sem parar. Rosa Pires, do restaurante Rosina, não tem dúvidas: “90% dos nossos clientes foram espanhóis e já nem pediam a carta, sabiam perfeitamente da iniciativa e diziam que queriam bacalhau”, sublinha.

O mesmo sentimento é partilhado por Luís Portugal da Tasca do Zé Tua: “Os clientes espanhóis que vinham sabiam que estava a decorrer a Semana Gastronómica do Bacalhau, a mensagem passou muito bem”, reforça.

A iniciativa promovida pela ACISB a pedido dos comerciantes foi amplamente divulgada em Espanha, através da comunicação social, com um forte investimento em publicidade em rádios e jornais e também com a colocação de outdoors em pontos de referência em Zamora e Valhadolid.

Paulo Gomes, da Quinta das Queimadas – Panorama, acrescenta que 80% da clientela que teve nesta semana veio de Espanha e maioritariamente “queriam comer bacalhau”.

Flávio Gonçalves, da Taberna do Javali não tem claro que a afluência tenha resultado da publicidade feita, mas confirma que o “Bacalhau à Bragança” foi o prato que mais serviu.

Andreia Silva, do restaurante Restaurador, confirma que trabalhou “sem parar”, tendo como clientes essencialmente os visitantes espanhóis, muitos clientes que viu pela primeira vez.

O mesmo refere Vítor Cordeiro do restaurante o Emiclau: “com muita pena nossa tivemos de mandar clientes embora, porque já não os conseguíamos servir, estivemos sempre cheios, foi muito bom”.

“Um fim-de-semana em que trabalhamos como antes de guerras e pandemias”, afirma Luís Portugal. “O que é certo é que, pelo menos no castelo, a Semana Gastronómica do Bacalhau nos permitiu começar a trabalhar cinco dias antes do que era normal. Começamos a trabalhar um fim-de-semana antes e foi sem parar até segunda-feira depois da Páscoa. Foi excelente”, remata.

“Bacalhau à Bragança” despertou maior curiosidade nos clientes locais

Foram sobretudo os portugueses, a maioria residentes na cidade de Bragança, os que manifestaram maior curiosidade pelo prato confecionado com a mesma receita por todos os restaurantes aderentes à iniciativa, designado de “Bacalhau à Bragança”. A ideia é que todos eles mantenham este prato, em permanência, nas respetivas ementas. “Mas os clientes de cá não quiseram esperar, estavam curiosos e quiseram experimentar logo nos primeiros dias da Semana Gastronómica do Bacalhau”, conta Rosa Pires, satisfeita com a recetividade conseguida. Andreia Silva confirma que os brigantinos, “os clientes habituais, pediram bastante este prato que agora estamos a lançar em conjunto, aliás, tenho já um grupo marcado para os próximos dias que vêm comer o Bacalhau à Bragança”.

A ACISB pretendeu com esta iniciativa trazer ainda mais visitantes e movimento à cidade. A gastronomia foi, desta vez, o mote, mas com reflexos em todo o comércio e, particularmente, no sector do alojamento que, tal como os restaurantes, viveu um período de enorme procura, só comparável ao tempo pré-pandemia, quando não havia qualquer restrição na circulação e quando o turismo vivia um dos melhores momentos de sempre.

A satisfação dos aderentes é a satisfação da ACISB que já tem em mãos a realização de outras iniciativas, sempre com o intuito de dinamizar a economia local e ajudar a aumentar a competitividade da cidade de Bragança.

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