Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Projecto EUSOUDIGITAL quer ensinar adultos a trabalhar no computador e a navegar na internet

 Ensinar a adultos competências básicas no digital e na internet é o objectivo do programa EUSOUDIGITAL


Cerca de 18% dos adultos no país nunca tiveram contacto com o digital e a zona Norte é a mais afectada. A iniciativa arrancou há menos de um ano e no distrito há três centros de aprendizagem, um em Bragança, na sede do IPDJ, outro em Alfândega da Fé, na Liga dos Amigos do Centro de Saúde e outro na junta de freguesia de Picote. De acordo com Filipa Ramires, do EUSOUDIGITAL, os ensinamentos são transmitidos por voluntários.

“São pessoas que já conhecem o digital e disponibilizam-se a ensinar o digital àqueles que não sabem. Esta formação é feita tipicamente em sessões que devem demorar, cerca de duas horas, de um para um, ou seja, um voluntário para um aluno, de forma muito simples e ao ritmo de cada aluno”, explicou.

O programa quer chegar a 1 milhão de pessoas, destinando-se a adultos com mais de 45 anos, sendo metade deles pessoas ainda em idade activa. E se os conhecimentos nesta área sempre foram importantes, agora tornam-se ainda mais essenciais.

“Sempre fez sentido, hoje então com a pandemia sentimos muito essa necessidade. Por exemplo, para ter acesso ao certificado digital de vacinação, teríamos que o fazer de forma digital. Portanto, o que nós pretendemos é tornar Portugal um pouco mais inclusivo, com acesso às mesmas ferramentas por todos os portugueses, mais participativo, mas também mais comodo e económico, porque o digital também nos permite ter acesso a serviços privados e do Estado de forma mais barata”, disse.

EUSOUDIGITAL está já em todas as capitais de distrito e envolveu até agora 150 mil pessoas. O Pode ser alargado a qualquer entidade que tenha uma sala disponível e dipositivos necessários para a formação, como tablets.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário