Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Burros estão a limpar lameiros e mato no Planalto Mirandês

 Estes animais integram a Brigada Florestal Animal, da Associação Para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, e o objectivo é que os incêndios não alastrem de forma tão drástica.


Miguel Nóvoa, presidente da associação, explica que este projecto-piloto está já a dar frutos e por isso mais burros irão brevemente para o terreno.

“Temos quatro áreas piloto e temos duas brigadas florestais animais, uma delas constituída seis, outra por 12 animais, que vão rodando estas áreas. Como o projecto demonstra já resultados muito bons, neste momento estamos adquirir junto dos nossos criadores mais burros que vão ser castrados, domesticados, para podermos replicar, no futuro, este projecto a outras áreas”, explicou.

Os animais são controlados por uma cerca eléctrica, que permite que não abandonem o local. Miguel Nóvoa assume que o projecto tem permitido compreender várias coisas sobre estes animais, nomeadamente a sua eficácia na destruição da matéria vegetal.

“Aquilo que nos tem permitido perceber é que o burro comporta-se mais como uma cabra do que como uma vaca, é uma espécie que tem uma aptidão para a ingestão de plantas arbustivas, silva, um conjunto de plantas que os outros animais não vêem com grande interesse, mas que o burro se interessa bastante por elas. Outro factor que vemos com muito interesse é que é um animal inteligente, muito amigo do homem e que facilmente se pode cingir a uma área, neste caso estamos a utilizar áreas entre seis a 12 hectares, que possuem uma burrada de seis a 12 animais”, acrescentou.

O projecto-piloto já vinha a ser pensado há alguns anos.

A Brigada Florestal Animal é um projecto que integra técnicos das áreas da botânica, biologia e engenharias ambiental e veterinária, contando com a parceria do Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário