Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Exposição “Balsamão – Tocar o Mistério” conta história dos Marianos da Imaculada Conceição em Portugal

 Parte da história dos Marianos da Imaculada Conceição em Portugal pode ser conhecida durante cerca de um ano no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.


A exposição “Balsamão – Tocar o Mistério” traz para fora da Sala do Museu da Congregação parte do maior espólio de ex-votos do Nordeste Transmontano. E vai contar com três momentos distintos, como explica o padre Eduardo novo:

“Em vez de convidarmos sempre as pessoas a subirem até ao monte, aqui é a própria congregação da Casa de Balsamão que desce o monte e vem até ao Museu de Arte Sacra em Macedo, onde queremos apresentar o nosso espólio, que não irá ficar estático. A própria exposição tem três momentos que ajudarão a entrar nessa dimensão de compreender quem são os Marianos, quem foi o Frei Casimiro, qual a sua vida e obra, de que forma influenciou e o que os levou a vir para Portugal e a construir aquele espaço em Balsamão. O terceiro momento será sobre o que desde 1954, até à atualidade, se foi potenciando em Balsamão, desde uma casa onde habita uma congregação religiosa, uma casa que se dedica à hospitalidade com um santuário, com um espaço com e para retiros, e depois falarmos também um pouco daquilo que será o projeto de requalificação de Balsamão.

É uma forma de mostrarmos o ontem, o hoje e o amanhã.”

A exposição poderá estar patente até 2025 e, em simultâneo, haverá uma outra a decorrer, mas itinerante, que vai percorrer vários países onde a congregação dos Marianos da Imaculada Conceição está presente:

“Apesar de termos colocado como data de fim da exposição outubro de 2023, provavelmente vai prolongar-se por mais alguns meses, porque também em simultâneo com esta vai decorrer uma outra exposição itinerante, com a qual queremos dar a conhecer os Marianos da Imaculada Conceição, da casa mãe em Portugal que é Balsamão, e sobretudo da figura, como é que um homem em 1754 vem da Polónia para Portugal, funda aqui a congregação, ela não se extingue e continua com a atividade pastoral com a sua missão e carisma, e ainda como é que hoje queremos potenciar todo o património existente e dá-lo a conhecer, em todo o mundo,. Queremos, ao mesmo tempo, apresentar o projeto de requalificação de Balsamão, como é que no século XXI a congregação se adapta às necessidades e à proposta que queremos dar à sociedade e à Igreja.”

O espólio é vasto e conta com obras pictóricas de António Joaquim Padrão:

“Temos talvez uma das melhores coleções de António Joaquim Padrão, um pintor do século XVIII, natural de Lisboa, que está aqui na nossa casa em Balsamão, bem como também  a coleção de ex-votos, que talvez seja uma das maiores.

Temos também paramentaria, joalharia, todos os artigos ligados à celebração, e ainda um pouco do que é a escultura. É uma forma de voltarmos a abrir já a exposição para a escultura que será acrescentada daqui a uns meses. Há ainda algumas peças da fauna e flora para ajudarmos as pessoas a fazer a descoberta de Balsamão a partir dos sentidos.”

Esta é uma exposição conjunta, entre o Convento de Balsamão e autarquia de Macedo de Cavaleiros.

Para o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Rodrigues, esta exposição facilita que a comunidade e os visitantes possam conhecer a arte patente em Balsamão:

“É uma oportunidade de trazer um acervo patrimonial religioso que assim fica mais acessível ao chegar ao Museu de Arte Sacra. É fantástico porque conseguem trazer aqui algumas peças que são de cariz religioso, mas também conseguem trazer uma coleção do António Padrão, que é certamente a maior do país, como também os ex-votos.

Desta forma, tanto a população como os visitantes podem mais facilmente ter acesso a esta arte, perpetuando também a marca que é a existência dos padres Marianos aqui na nossa comunidade.”

Quase 80 peças religiosas em exposição para serem visitadas no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário