Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Níveis críticos na barragem de Sambade obrigam a que Estevainha comece a abastecer população de Alfândega da Fé

 Mesmo com a chuva das últimas semanas a barragem de Sambade, em Alfândega da Fé, continua com níveis críticos da água


A albufeira abastece o concelho e ainda aldeias de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. Neste momento tem apenas 13% de água. Devido aos níveis baixos de água, a qualidade já foi afectada, diz o autarca de Alfândega, Eduardo Tavares. "Até há cerca de 15 dias, o volume era de 11%. Era uma situação critica. Só na última semana é que esta situação se começou a inverter e, neste momento, temos já uma evolução positiva do armazenamento de água, se bem que é uma percentagem ainda muito pequenina e mínima. A situação continua muito complicada. A qualidade da água bruta desceu muito nas últimas semanas e, por isso, estamos muito preocupados com a situação de Sambade. Se parar de chover vamos ter uma situação critica".

Para conseguir abastecer a população, o município está activar a barragem da Estevainha, que tem o dobro da quantidade de água da de Sambade.

Embora a barragem de Sambade se mantenha numa situação crítica, a chuva dos últimos dias já começa a aumentar os níveis da água da albufeira. "A água dos últimos dias começa a fazer inverter o ciclo hidrológico e começa a fazer correr as linhas de água e, por isso, a partir de Dezembro começámos a ter a recuperação dos volumes de água e se viermos a ter água nos próximos dias vamos ter uma evolução positiva na próxima semana".

Na sexta-feira também o município de Alfândega da Fé recebeu um apoio de 100 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente para a compra de uma camião cisterna, que será usado para abastecer a população em tempos de seca. O protocolo abrange ainda a distribuiu de 2500 kits de redutores de caudal a todas as famílias do concelho.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário