Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo vai dar o dobro dos cabazes de Natal porque há mais gente com necessidades

 As carências e problemas económicos, devido à crise que se atravessa, começam a sentir-se com mais evidência na cidade de Bragança


O presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Telmo Afonso, afirma que neste Natal se vão atribuir quase o dobro dos cabazes de comida que anualmente se oferecem a quem mais precisa. Mas o problema já se começou a perceber há mais tempo, através de outras ajudas que a união de freguesias dá. "No apoio escolar, aos alunos do 1º ciclo e de pré-escolar, este ano tivemos mais 60 alunos que em 2021. Está a vir muito ao de cima as dificuldades com que as pessoas estão a viver. Ou antes não faziam sentir as suas necessidades ou estão a viver com mais dificuldades".

Em parceria com a câmara de Bragança, outra das medidas da união de freguesias é ajudar a recuperar as casas de quem vive em condições menos condignas. Um trabalho que está a dar frutos, admite Telmo Afonso. "Desde Novembro de 2017 há 20 casas requalificadas, contando com aquelas cuja obra está adjudicada. Neste mandato, desde Novembro de 2021, já temos oito casas, umas intervencionadas, outras em execução e temos três obras entregues aos empreiteiros para a empreitada começar".

A união das freguesias acaba agora de intervir numa habitação. "Intervencionámos na área do isolamento, pintura de quartos e casa-de-banho, pavimento e colocação de portas interiores".

Ainda assim, há obras que se vão atrasando porque os empreiteiros não têm gente para trabalhar. "O problema não é não haver empreiteiros. O problema é os empreiteiros arranjarem pessoal qualificado para trabalhar. Nós sentimos e notamos a dificuldade das pessoas que têm esta actividade profissional".

Esta parceria entre a união das freguesias e a câmara de Bragança tem como objectivo o combate à exclusão social.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário