Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Primeiro britango do ano chegou ao Parque Natural do Douro Internacional

 O britango, ou abutre-do-Egipto acaba de chegar, novamente, ao Parque Natural do Douro Internacional. Várias aves desta espécie percorrem anualmente milhares de quilómetros para se reproduzir nesta região


O primeiro britango do ano foi avistado pela equipa da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural. Segundo explicou José Pereira, presidente da associação, há muitos outros que estão para chegar. “É uma espécie emblemática. Sendo uma espécie migratória, reproduz-se no Douro internacional e noutras áreas da Península Ibérica e da Europa, passando o Inverno nas zonas subsarianas do Sael, nomeadamente no Mali e Senegal. É muito importante quando estes animais regressam porque significa que conseguiram fazer uma grande travessia até ao nosso território, onde agora começam a sua época de reprodução”.

O britango chegou recentemente das suas zonas de invernada. Normalmente, as aves chegam a Portugal por esta altura. “As aves vêm em meados de Fevereiro, às vezes, no final de Janeiro. São os primeiros e mais aventureiros. No Douro Internacional existem cerca de 120 casais confirmados. Nesta altura do ano fazem a migração para se virem reproduzir nesta zona. A partir de agora vão aparecer mais animais que vão ocupar os seus territórios”.

A Palombar, que tem sede no concelho de Vimioso, tem-se dedicado à preservação e conservação desta espécie, sendo que tem desenvolvido vários trabalhos nesse sentido, nos últimos cinco anos. “Acabámos de sair de um projecto financiado, pela Comissão Europeia, o Life Rupis, que tinha como objectivo a conservação desta espécie, o combate ao uso ilegal de veneno e furtivismo em geral, aumento da disponibilidade alimentar, correcção de linhas eléctricas, onde há grande mortalidade, enfim, tudo isso são acções que temos vindo a desenvolver há mais de cinco anos e que permitem que a espécie esteja estabilizada no Douro internacional”.

A população de britangos em Portugal passa os invernos na Mauritânia e no Mali.

Escrito por Brigantia
FOTOS:
Hugo Marques
Iván Gutiérrez/Palombar
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário