Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Urgência médico-cirúrgica de Mirandela está encerrada há mais de depois anos e continua sem data para abrir

 Começou por ser uma medida temporária, mas já passaram dois anos e a urgência de cirurgia geral do hospital de Mirandela continua encerrada. Com a alegada falta de médicos disponíveis para continuar a realizar serviço de urgência em Mirandela, a população já não acredita que o serviço venha a reabrir


A 7 de outubro de 2023, a urgência de cirurgia-geral do hospital de Mirandela encerrou com a justificação de que seria uma medida temporária para fazer face aos constrangimentos na elaboração de escalas devido à recusa da maioria dos médicos em realizar trabalho extra para lá das 150 horas, estipuladas na Lei.

Os três cirurgiões foram alocados à urgência do hospital de Bragança, mas já não regressaram ao seu local de origem.

Confrontada com esta situação, por escrito, a administração ainda não respondeu. Refira-se que, em dois anos, as únicas declarações do administrador da ULS do Nordeste, sobre este assunto, foram em outubro de 2024, à margem do evento público do projeto "PNS em Movimento”, em Bragança.

Na altura, Carlos Vaz alegou que os três cirurgiões manifestaram a sua indisponibilidade para continuar a realizar serviço de urgência, devido à sua idade e a Lei protege-os, dado que os médicos podem optar por não trabalhar à noite nos serviços de urgência, a partir dos 50 anos, e, depois dos 55, podem pedir dispensa total do trabalho nas urgências. “Os três médicos recusam-se a fazer esse trabalho e a lei protege-os e enquanto não tivermos mais médicos nessa área não podemos reabrir a urgência”.

Perante isto, acrescentou, na altura, o administrador da ULS do Nordeste, a situação só será resolvida quando houver cirurgiões interessados em preencher as vagas”, mas manifestou esperança que a urgência de cirurgia-geral de Mirandela ainda iria reabrir. “A esperança é a última coisa a morrer mas temos de ter noção da realidade. Quando tivermos profissionais iremos reabrir”.

Certo é que a situação já dura há dois anos. O presidente do Município de Mirandela, Vítor Correia, ainda acredita que o serviço possa reabrir e aposta na via diplomática. “Temos de voltar à mesa de negociações. Estamos a falar de Mirandela mas o hospital serve a população vizinha, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro. Nós somos um centro e esse centro tem de ser potenciado. Não podem continuar a olhar para nós de lado, mas temos de fazer esse trabalho. Temos de nos fazer ouvir”.

A população sente uma enorme revolta com o encerramento de mais um serviço no hospital. “Daqui a pouco levam até as paredes. Agora vai tudo para Bragança ou Vila Real. Bocadinho a bocadinho levam tudo embora daqui, não se admite”, disse uma mirandelense.

Não há qualquer previsão de uma data para a eventual reabertura do serviço. Enquanto isso, há dois anos que os doentes que estão na área de abrangência da urgência do hospital de Mirandela e que necessitem de ser vistos por um profissional de saúde ligado à cirurgia geral, ou que tenham de ser submetidos a uma intervenção cirúrgica urgente, estão a ser encaminhados para a urgência do Hospital de Bragança.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário