Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

"Civilização", desenho de José Almada Negreiros. (Tinta da China sobre papel, 1943)

Desenho a tinta da china de certa expressividade e elegância formal e decorativa conseguida por acentuados contrastes entre o negro e o branco. 


Denota-se também uma inusitada ingenuidade de composição e grafismo. No qual está representada uma alegoria à Europa. 
Ao centro da composição vê-se a figura da Europa reclinada sobre um touro envoltos num cordão de flores (rosas). A Europa é uma figura jovem de cabelos longos ondulados e está de olhos fechados. O touro é um animal robusto e possante. A rodear estas figuras estão várias alegorias à civilização ocidental: no canto superior esquerdo é visível um templo com frontão triangular e seis colunas lisas; por debaixo do templo está uma grega; no canto superior direito vê-se uma cruz latina envolta por raios de luz; na parte inferior da composição, no centro está representada uma esfera armilar sobreposta sobre uma grega; no canto inferior esquerdo encontra-se uma lua em quarto minguante e o sol no canto inferior direito.

(Fonte: MatrizNet)
Visite e contemple ao vivo esta obra entre muitas deste Autor no Museu do Abade de Baçal

Sem comentários:

Enviar um comentário