Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Câmara de Mirandela lança medidas de apoio para aliviar impacto económico da Covid-19

A Câmara de Mirandela aprovou medidas excepcionais para combater o impacto económico da Covid-19.
Para apoiar as famílias, o executivo optou, por exemplo, pela isenção do valor total da factura da água do mês de Abril, relativa ao consumo de Março, bem como uma moratória, por três meses, do pagamento das faturas, relativas aos meses de Maio, Junho e Julho, refere a presidente do Município, Júlia Rodrigues.

“Estamos a tentar apoiar no sentido de que as famílias possam recuperar de forma faseada alguns rendimentos. Já apoiamos a acção social as famílias carenciadas, mas a moratória de três meses a partir de Abril é para todas as famílias, empresas e indústrias”, avançou.

Está ainda prevista uma nova moratória por dois meses, do pagamento das facturas de Agosto, Setembro e Outubro. A autarquia compromete-se ainda a comparticipar nas despesas em medicação as famílias afectadas pelo COVID 19 que comprovem a quebra de rendimentos, bem como para quem reside em habitações sociais e que comprove ter deixado de auferir quaisquer rendimentos após 1 de Março, ficando ainda isentos do pagamento de arrendamentos relativos aos meses de Abril a Junho.

Na reunião de câmara também foram aprovadas 14 medidas suplementares de apoio à economia local que contemplam, por exemplo, o pagamento total a fornecedores, através da utilização de empréstimo bancário de um milhão de euros.

Para o comércio local, o executivo liderado por Júlia Rodrigues avança com a criação de um projeto social de apoio através da activação de um cartão municipal comércio, para o qual vai disponibilizar 300 mil euros que terá a duração de três meses prorrogável, com início em Maio. “Falamos de comércio local, direccionado para aqueles que estiveram encerrados ou quebras de rendimentos, o sector da restauração, o comércio de rua. Não estão incluídas grandes superfícies comerciais, compra de carros ou jogos de fortuna e azar. 10% das compras terão descontos e são assegurados pela câmara municipal”, sublinhou.

Também os taxistas ficam isentos do pagamento de novas licenças/alvarás para qualquer atividade do sector. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário