quarta-feira, 29 de abril de 2020

JOGOS DE RODA


JOGOS DE RODA 1
Fui-me confessar àquela capelinha
O que eu disse ao padre ninguém o adivinha
Não o adivinha não
O que eu disse ao padre na confissão
Sr. Padre me confesso larau, larau, larito
Eu matei o meu “gadito”
É dar ali um beijito

JOGOS DE RODA 2
A penitência que eu te dou
Olha a viuvinha alegre
Não tem com quem se casar
Não tem o que vestir, não tem o que trajar
O seu noivo não quer com ela casar
A viuvinha deita-se a chorar

JOGOS DE RODA 3
Ó Serra deita cá água por um cano de marfim
Quero regar esta rosa que está diante de mim
Que está diante de mim, que está no meu poder
Quero beijar uma rosa que está no meu jardim

JOGOS DE RODA 4
Pus o meu pé na batateira
Fiz tremer o batatal
O passarinho que repenica o cântico
Vem cantar ao meu quintal
O passarinho que repenica o cântico
Vem cantar ao pé de mim.

JOGOS DE RODA 5
Linda borboleta deita-te a voar
A menina Aninhas quer-se já casar
Quer-se já casar, não quer ir para a botica dela
Quer ir morrer vestidinha à Conceição
Antoninho vai pegar ao caixão que é o mais arranjadinho
A menina Maria vai ser a madrinha que leva o raminho
O menino Joãozinho vai ser o padrinho
Vai ser o padrinho por levar a bandeira
E a menina Maria vai ser a cozinheira
A criada vai ser a Teresa
A criada foi por a mesa
Mas manchou os guardanapos
Ponha-se lá fora minha malcriada
Que não sabes fazer nada
Ó minha Senhora tenha dó de mim
Não tenho nem mãe, nem pai, nem quem olhe por mim
Entre lá para dentro vá fazer a obrigação
Vá pegar aos tachos e a abanar ao fogão

FICHA TÉCNICA:
Título: CANCIONEIRO TRANSMONTANO 2005
Autor do projecto: CHRYS CHRYSTELLO
Fotografia e design: LUÍS CANOTILHO
Pintura: HELENA CANOTILHO (capa e início dos capítulos)
Edição: SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BRAGANÇA
Recolha de textos 2005: EDUARDO ALVES E SANDRA ROCHA
Recolha de textos 1985: BELARMINO AUGUSTO AFONSO
Na edição de 1985: ilustrações de José Amaro
Edição de 1985: DELEGAÇÃO DA JUNTA CENTRAL DAS CASAS DO POVO DE
BRAGANÇA, ELEUTÉRIO ALVES e NARCISO GOMES
Transcrição musical 1985: ALBERTO ANÍBAL FERREIRA
Iimpressão e acabamento: ROCHA ARTES GRÁFICAS, V. N. GAIA

Sem comentários:

Enviar um comentário