terça-feira, 28 de abril de 2020

Rio de Aveleda (Bragança) ainda pode ser reabilitado

O Ministério do Ambiente diz que é “mentira” que o Rio Pepim, situado na aldeia de Aveleda, no concelho de Bragança, esteja excluído dos cursos de água que o ministério vai reabilitar.
Fonte do Ministério do Ambiente adiantou ainda que o programa está agora a ser “construído” e, por isso, “ainda não há uma lista de ribeiras que precisam de intervenção”. Ainda assim, tem conhecimento do estado em que se encontra este afluente do rio Sabor. Segundo Mário Gomes, presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, este rio não iria ser reabilitado e não conseguia perceber o motivo. 

O autarca revela ter-se baseado numa notícia de um jornal nacional para fazer estas afirmações e admite ter sido induzido em erro. “De facto, junto à notícia aparece uma distribuição geográfica das intervenções nas ribeiras que se reporta, eventualmente, ao ano de 2017, mas ainda bem que a notícia é estranhamente falsa”.

O Ministério do Ambiente anunciou que vai investir 75 milhões de euros para reabilitar leitos e margens de rios de todo o país. O rio Pepim, afluente do rio Sabor, pode vir a ser um dos cursos de água a ser intervencionado.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário