Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

O SUPER QUINTAL DO TIO JOÃO DA TORRE

Olá, como vão os leitores da página do Tio João?

Estamos numa fase da vida em que nos rende muito o tempo, de dia nunca mais é de noite e à noite nunca mais é de dia, parece um poço sem fundo.

No que diz respeito à vida de confinamento, é muito diferente viver na cidade ou na aldeia, porque na aldeia sempre têm as hortas e os seus campos ao lado de sua casa, num apartamento vive-se fechado entre quatro paredes.

Este ano o provérbio «Abril, águas mil» está certo, o tempo tem estado instável, pois tanto faz sol como chove e por vezes com trovoadas e zurvadas de água.

Muita da nossa gente tem agradecido, através do nosso programa de rádio, às Juntas de Freguesia o apoio prestado no combate ao Covid-19, porque levam às suas habitações os bens essenciais, assim como a medicação necessária.

Temos acompanhado as viagens dos nossos camionistas, em especial do Tio José Rodrigues (Zé do Pipo). Outro dia ligou-nos de Itália, onde já esteve no espaço de quinze dias três vezes, depois de ter regressado da Eslovénia e Áustria. Segundo nos contou, o produto que mais transporta no seu camião cisterna é álcool etílico.

Nos últimos dias festejaram o aniversário connosco: Maria Anatilde (65), Vale de Lamas (Bragança); Celina Reis (79), Vila Nova de Monforte (Chaves); Sérgio Martins (37), Edrosa ( Vinhais); Maria Teixeira (70), Parada (Bragança); André Póvoa (22), Tinhela (Valpaços); Belmiro dos Santos(74), Grijó de Parada (Bragança); Cristiano dos Santos (26), Rebordelo (Vinhais); Isac Domingues(87), Espinhoso (Vinhais); Germias Gomes (96), Alimonde (Bragança) e Lurdes Afonso (51), Bragança .

Saúde para todos.

Agora vamos conhecer um dos tios da linha da frente da família que é o tio João dos Santos e o seu super quintal.

João Domingos dos Santos nasceu em 1940, na Torre de Dona Chama, casou em 1963 com a Tia Isabel e no ano seguinte foi para a França e por lá esteve durante 29 anos. Trabalhou construindo campas e jazigos. Há vinte seis anos que regressou e agora usufrui da sua reforma e dedica-se à menina dos seus olhos, a sua horta, o seu super quintal em volta de sua casa.

Gosta de ter de tudo um pouco, sendo só para consumo próprio e para fazer alguns agrados a familiares e amigos.

Vamos lá então saber o que tem no seu quintal. Tem um jardim com as mais diversidades de flores, tem cebolas postas e outras prontas já para consumir, cebolo para plantar, alcachofras, ervilhas, favas, batatas com mais de dois meses e meio pós sementeira, alhos, cenouras, salada, acelgas, couves galegas e chuchu.

Contou-nos que aprendeu em França que para as ervilhas não serem comidas pelos pássaros, como acontece em tantas hortas, têm que ser semeadas quando a lua nova está deitada, nos três primeiros dias. Agora diz que tem sido infalível, nunca mais teve problemas com a passarada faminta de ervilhas.

Claro que a sua plantação causa admiração às pessoas, que lhe perguntam qual a mézinha que utiliza para que os pássaros não lhe comam as ervilhas, então ele ensina a receita e as pessoas ficam com o pé atrás, mas quando a põem em prática ficam muito contentes com o resultado.

O Tio João da Torre vive muito para o seu quintal, onde tem os mais variados produtos hortícolas, tem também árvores de fruto, figueiras, laranjeiras e romanzeiras.

É com muita proa que fala da sua plantação de cabaças para vinho, chegando a tê-las de oito litros. Ultimamente deu-lhe na cabeça plantar um abacateiro e já há alguns anos que tem duas palmeiras.

Ele diz: «tenho um pouquinho de tudo e do que tenho não me falta nada».

Tio João

Sem comentários:

Enviar um comentário