quarta-feira, 29 de abril de 2020

Combate biológico à vespa das galhas do castanheiro está a aumentar na região

As largadas de parasitoide de combate à vespa das galhas do castanheiro aumentaram do último ano para este em particular no concelho de Bragança.
No concelho brigantino foram encontrados 400 focos da praga e vão ser realizadas 150 largadas, quando o ano passado tinham sido feitas 26. Em Macedo de Cavaleiros o número também cresceu de uma dúzia para cerca de 50. Já em Vinhais estabilizou, sendo realizadas ainda assim 180, mais meia dúzia que em 2019.

Albino Bento, docente do IPB e coordenador no distrito pela luta biológica contra a vespa das galhas dos castanheiros, estima que no próximo ano os números continuem a aumentar. “Temos de cumprir as regras que estão definidas para as largadas, de distanciamento entre elas, para optimizar a acção do parasitoide”.

O programa de luta biológica contra a praga é coordenado pelo IPB e suportado financeiramente pelas autarquias locais.

Vinhais é ainda o concelho mais afectado no distrito. O município vai investir 21 mil euros em largadas do parasitoide. O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, entende que é um apoio que se justifica tendo em conta a disseminação da praga nos soutos do município e o valor da castanha para a economia do concelho. “A castanha é a parte económica mais importante do nosso concelho e, apesar desta pandemia que agora absorve tudo, é fundamental continuar o trabalho e por isso apoiámos a compra do parasitoide para serem agora feitas as largadas. É um investimento que nos parece justo, necessário e fundamental”.

Luís Fernandes entende que seria também importante que fosse aprovada a candidatura da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes contra agentes bióticos e doenças dos castanheiros. “É uma candidatura que fizemos no valor de um milhão de euros e era fundamental que essa candidatura fosse aprovada, tendo em atenção a importância que a castanha tem na economia do concelho e da região. Era uma grande ajuda e era importante”.

As largadas de parasitoide já começaram.

No concelho de Vinhais, recorre-se pelo terceiro ano a este meio de combate biológico contra a vespa das galhas do castanheiro. Em 2019, realizaram-se cerca de 170 largadas e em 2018 tinham sido feitas 52.

Já em Macedo de Cavaleiros e Bragança é segundo ano que acontecem estas acções de luta biológica.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário