Segundo explicou o presidente da câmara, Luís Fernandes, os consumidores domésticos ficam isentos do pagamento da água, na percentagem de 50%, incluindo os referentes aos resíduos sólidos e saneamento nos meses de Abril e Maio. Quanto às IPSS, comércio e indústria, ficam isentas na totalidade. “Entendi que era importante mais um conjunto medidas no sentido de ajudar as famílias do concelho tendo em atenção esta pandemia. Uma delas tem a ver com a questão do pagamento da água: durante dois meses os consumidores domésticos só pagam 50%. As IPSS, comércio e indústria ficam isentos do pagamento de água e é uma forma de ajudar com as dificuldades que, neste caso, os comerciantes do concelho atravessam”.
As famílias também vão ficar isentas do pagamento das rendas de edifícios que sejam propriedade do município de Vinhais, durante o mesmo período.
Foi ainda aprovado, prescindir da participação na percentagem de 5% no IRS a favor das pessoas que apresentem a declaração no concelho. “Esta tem ainda de ser aprovada na próxima Assembleia Municipal”, disse o autarca.
O autarca sublinha ainda que os vinhaenses têm aplaudido as medidas que a câmara tem vindo a tomar. “Estamos numa fase em que, muitas vezes, não vemos nem sentimos as medidas que se tomam porque a grande preocupação, como é normal, é a saúde. As medidas têm sido bem aceites porque ajudam as pessoas”.
Estas novas medidas foram tomadas, na segunda-feira, em reunião de câmara.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário