Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de abril de 2020

IPB vai realizar 200 testes por dia em utentes e trabalhadores de instituições do Nordeste Transmontano

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai começar a realizar testes a utentes e trabalhadores das instituições do distrito de Bragança enquanto se mantiver o atual estado de emergência, em cooperação com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, mediante um protocolo desenvolvido pelo Instituto de Medicina Molecular e certificado peloINSA - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
O protocolo entre o IPB e o Ministério do Trabalho e Segurança Social será assinado esta quarta-feira.

“O IPB e a ULS desenvolverão todas as fases do diagnóstico, incluindo a recolha de amostras junto dos utentes e trabalhadores destas instituições”, lê-se no comunicado do IPB.

Depois de cumpridas todas as fases de validação dos testes, conforme os laboratórios nacionais de referência, o IPB estima iniciar a fase cruzeiro de realização de análises no dia 10 de abril.

O teste de diagnóstico para coronavírus 2 (SARS-COV-2) implementado no IPB é um ensaio de identificação do víru sem RT-qPCR (PCR em tempo real) e usa reagentes produzidos em Portugal, pela empresa de biotecnologia NZYTech, conforme as recomendações do iMM. Desta forma, fica ultrapassada a escassez de reagentes que existe no mercado internacional devido à elevada procura e que levou à inoperacionalidade de outros métodos de análise. Para o desenvolvimento destes testes o IPB adaptou uma parte significativa dos laboratórios do Centro de Investigação de Montanha, dedicando um dos pisos integralmente à realização desta atividade e concentrando aí diversos meios e equipamentos.

Foi também desenvolvida uma aplicação informática que permite o registo e acompanhamento do processo de análise. Após a chegada das amostras ao IPB, o protocolo laboratorial de análise tem uma duração aproximada de 5h.

O IPB e a ULSNE estimam realizar de imediato 174 análises por dia e, numa segunda fase, ficará instalada uma capacidade de 348 análises por dia. Para a realização destas análises o IPB e a ULSNE criaram uma equipa de mais de 30 pessoas, cientistas e técnicos, que aceitam trabalhar neste projeto de forma voluntária.

A equipa é liderada pelas Professoras Alice Pinto e Carina Rodrigues do IPB e pela Drª Maria José Montanha da ULSNE, e tendo em conta a atual situação de emergência no país e na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o objetivo de ajudar na prevenção e evitar a disseminação da Covid-19 nas instituições de acolhimento de pessoas idosas da região, o IPB celebra um protocolo com o Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social tendo em vista a realização de análises de diagnóstico para coronavírus 2 naquelas instituições.

O IPB constitui ainda uma equipa de várias de dezenas de voluntários, disponíveis para responder em situações de crise em residências de acolhimento de idosos e outras instituições sociais.

Foram ainda disponibilizadas as residências de Estudantes do IPB para responder a eventuais situações de emergência que venham a ocorrer.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário