Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de maio de 2020

Serviços de telecomunicações pioram nas zonas rurais

Mais difícil falar ao telemóvel e navegar na Internet. Vodafone com melhor resultado.
FOTO: Mário Santos
Falar ao telemóvel, abrir páginas de internet e transferir ficheiros é sempre mais difícil, por vezes mesmo impossível, nas zonas rurais da região Norte. A conclusão é de um estudo da Autoridade Nacional das Comunicações que repetidamente fala numa "acentuada degradação" dos serviços nas áreas predominantemente rurais" de 86 municípios do Norte do País.

A qualidade dos serviços móveis de voz e dados difere entre os operadores - saindo-se melhor a Vodafone - mas sobretudo entre zonas urbanas e rurais da região Norte, com estas últimas a não terem, em algumas áreas, qualquer serviço. Apesar de os serviços terem o mesmo preço em todo o País.

Em termos globais, o serviço de voz é bom, diz o estudo que aponta problemas, "nomeadamente no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas" nas zonas rurais.

O serviço de transferência de ficheiros, em download ou upload, também regista dificuldades, tal como a velocidade, com prejuízo para as áreas fora das zonas urbanas. As deficiências estendem-se ainda aos serviços de navegação na internet e YouTube vídeo streaming.

Este é o segundo estudo da qualidade de serviço, depois do efetuado no Alentejo.

PORMENORES
86 municípios
A região Norte foi avaliada, abarcando integralmente os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança e o norte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu, num total de 86 municípios.

Três operadores
O trabalho de campo decorreu entre os dias 3 e 13 de fevereiro de 2020, tendo sido realizadas 952 chamadas de voz e 6475 sessões de dados, abrangendo assim os serviços da Meo, Vodafone e Nos.

Medições sem pessoas
As medições foram sem intervenção ou decisão humana e em igualdade de condições para os vários operadores, permitindo a análise objetiva e comparativa dos desempenhos, garante a reguladora das comunicações.

Raquel Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário