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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Assembleia Municipal de Macedo quer que o Governo inclua a linha transmontana no Plano Ferroviário Nacional

 A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprovou por unanimidade uma moção para pedir ao Governo que inclua a linha transmontana no Plano Ferroviário Nacional, através do troço que liga Amarante – Vila Real – Mirandela – Macedo de Cavaleiros – Bragança – Madrid.
A proposta partiu da bancada do Partido Socialista mas acabou por se converter numa moção da assembleia municipal para a inclusão de uma infraestrutura que potenciaria o desenvolvimento da região, defende o deputado do PS, Luís Vaz:

“Esta linha é essencial para toda a região Norte e preenche todos os requisitos do Governo para o plano ferroviário. A sua concretização dar-nos-ia uma competitividade e um desenvolvimento que necessitamos, principalmente na zona de Trás-os-Montes.

Estamos a falar não só de passageiros mas também de mercadorias para o desenvolvimento económico da parte agrícola e industrial, o que é extremamente importante.”

Uma moção que pode ganhar mais força se for subscrita também por outros municípios e entidades da região Norte:

“Sendo isto uma ideia que beneficia toda a região Norte, seria importante que todos os municípios da região subscrevessem, porque mesmo que não sejam atravessados pela linha, ela vai beneficiá-los pois a distância que neste momento eles têm do resto da Europa ficaria muito encurtada.

Acho que é uma moção pioneira e deveria ser apoiada por todos, não só municípios como também por outras instituições, às quais o próprio ministro abriu a porta.

Quantos mais subscritores e quanto mais mostrarmos o quão importante é para a região Norte que esta linha se concretize, teremos mais força em Lisboa e no momento da decisão isso será tido em conta.

Esta moção vai ser enviada para os outros municípios e instituições que a possam subscrever, e também para o Governo e para os responsáveis políticos como parte da discussão pública que está a acontecer.”

Recordo que entre os objetivos do Plano Ferroviário Nacional estão a ligação de todas as capitais de distrito através da ferrovia, a redução do tempo de viagem entre o Porto e Lisboa, assim como a criação de melhores ligações desta rede às infraestruturas portuárias e aeroportuárias, assegurando ainda ligações transfronteiriças ibéricas e a integração na rede transeuropeia.

Escrito por ONDA LIVRE

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