Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Quebra de encomendas obriga Faurecia a dispensar trabalhadores com mútuo acordo

 A Faurecia, que em Bragança dava emprego a mais de mil pessoas, está, novamente, a dispensar trabalhadores
A direcção da empresa, anunciou que vai iniciar um processo de negociação de mútuos acordos com alguns colaboradores, a fim de ajustar a produção da fábrica à nova realidade de encomendas.

A preocupação foi deixada por Eduardo Alves, coordenador da união de sindicatos de Bragança, no sábado, durante as comemorações do primeiro de Maio, em Bragança. “Até fizeram um vídeo a dizer aos funcionários se queriam ir embora que podiam chegar a acordo. Ninguém está a aceitar de bom grado. Há pessoal com mais de 20 anos de casa. Os mais velhos são os que estão a ser mais empurrados para ir embora. Tem havido muitas reivindicações e tem havido uma grande expansão de sócios, sindicatos e delegados. Tem havido uma força dentro da fábrica que nunca foi vista”.

Em Janeiro foram dispensados já vários trabalhadores. Segundo Eduardo Alves, a empresa enfrenta uma diminuição de vendas. “Já não é a primeira vez. Já tentaram mais vezes. Dizem que não têm nem receitas nem encomendas. Informaram-me que não irão ter turnos à noite a trabalhar”.

Nesta comemoração, Eduardo Alves revelou que vários trabalhadores têm procurado a união de sindicatos devido aos largos despedimentos que tem havido na região. “Temos vindo a lutar com forças onde nunca pensamos ir buscar. Temos tentando dar a maior força que podemos às pessoas que, neste momento, lutam pelo emprego. Temos sido procurados por várias delegações e os trabalhadores tem vindo até nós a pedir ajuda. O hotel que aqui fechou despediu 6 ou 7 funcionários e o sector do comércio também não está bem”.

Em Bragança, o Dia do Trabalhador foi assinalado na Praça dos Correios.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário