Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Centro Cultural de Bragança é palco da X Bienal da Máscara

 As máscaras voltam a ser protagonistas em Bragança, com a realização da X Bienal da Máscara – Mascararte que, de 25 de Novembro a 6 de Dezembro, decorre sob a temática “Mascaradas Raianas – Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica do antigo território Zoela”.


Este evento inclui um programa diversificado com iniciativas para todos os públicos e todas as idades, como o Laboratório de Máscaras, nos primeiros dois dias da Mascararte. Estas oficinas, orientadas por docentes, alunos e ex-alunos da Escola Superior de Educação, destinam-se a alunos dos 4.ª e 5.ª anos dos agrupamentos de escolas de Bragança, que vão construir máscaras a partir de diversos materiais, como pacotes de leite, papel e tecidos, que serão utilizadas no desfile do Carnaval dos Caretos, no próximo ano.

Outra das novidades da X Bienal da Máscara é a criação de um Circuito de Visitação, pelo Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, Centro de Fotografia Georges Dussaud e Museu Ibérico da Máscara e do Traje, a partir do qual os visitantes podem conhecer exposições temáticas, como “Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica”, “Mascaradas Raianas” e “Um outro olhar sobre a máscara”.

Já a componente pedagógica e “científica” estará assegurada com a apresentação do catálogo da IX Bienal da Máscara – Mascararte 2019 e do livro “Mascaradas de la Península Ibérica”, o lançamento do documentário “Villanueva de Valrojo: demónios e antruejos”, a realização do fórum “O Papel das comunidades nos Rituais das Festas de Inverno” e a conferência “Máscaras em Trás-os-Montes: tipologias, topologias e metodologias de pesquisa”. Para as famílias, vai ser preparado o workshop “Uma nova visão sobre a máscara”, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.  Os Gaiteiros de Lisboa protagonizam um dos momentos mais especiais com o espetáculo “Bestiário”, no Teatro Municipal de Bragança.

Um dos pontos altos da Mascararte continua a ser o desfile de centenas de mascarados, dos dois lados da fronteira, pelas ruas do Centro Histórico, que terminará com a queima do Mascareto, antecedida por performances de alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança e de grupos de Caretos locais, junto ao Castelo de Bragança, sob a temática “O Conflito dos dois mundos – Bem e Mal”.

De 25 a 28 de Novembro, o Espaço da Máscara – Mostra de Artesãos estará instalado no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, onde estarão à venda e expostos trabalhos de alguns dos mais conhecidos artesãos do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário