Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Autarquia de Macedo e bombeiros locais unem-se em projeto pioneiro para defesa da floresta contra incêndios

 O objetivo é prevenir a ocorrência mas também facilitar o combate, como explica o comandante dos Bombeiros de Macedo, João Venceslau:


“O objetivo principal é conseguirmos aproximar a prevenção com a parte de combate.

Neste projeto, elencamos três áreas fundamentais: a primeira tem a ver com a limpeza de caminhos, a segunda com a ocupação e a terceira com o conhecimento do território, com um conhecimento muito mais profundo, que posteriormente, caso ocorra um incêndio, nos permita uma melhor intervenção, com a tal descontinuidade que iremos fazer a nível de tudo o que é floresta. 

Acho que cada vez mais temos de trabalha no antes, pois quando ocorre um incêndio, por si só, ao iniciar, já é devastador. Se conseguirmos inverter e começar a trabalhar mais na prevenção, conseguiremos minimizar este flagelo que são os incêndios.”

Neste primeiro ano, a intervenção vai incidir numa área de 80 km na Serra de Bornes, considerada como zona prioritária.

Os trabalhos estão previstos para começar no mês de abril, e vão decorrer em articulação com outras entidades:

“Tudo o que é poder local, e estamos também a falar das juntas de freguesia, que têm um papel importante. O ICNF é um dos parceiros preponderante em todo este processo e, por isso, agradeço o apoio e ajuda que nos têm dado no levantamento, com definição de áreas prioritárias, porque eles são conhecedores desta temática. Como é um projeto pioneiro, este primeiro ano será de aprendizagem para nós, por não ser uma área muito conhecida.”

O investimento anual da autarquia é de 50 mil euros e o objetivo é que venha a abranger todo o concelho, como refere Paulo Rogão, vereador da Proteção Civil:

“Os bombeiros são a entidade que melhor conhece o nosso território a essa nível e, por isso, propusemos-lhe esta parceria. Em deslocações que fizemos ao terreno, elencamos as prioridades dos caminhos a intervir, numa perspetiva de num hipotético incêndio que apareça, estes acessos poderem dar mais facilidade de acesso.

Da parte dos bombeiros tivemos toda a aceitação e estamos em crer que vamos conseguir preservar o que é nosso. É um projeto que se vai estender vários anos numa perspetiva de abranger o concelho e ver os pontos mais complicados que existam a esse nível. Os bombeiros já podem ir para o terreno e está consignado que, antes do final do mês de maio, este trabalho estará concluído. É uma forma de prevenção para a época que aí vem.”

O protocolo entre as duas entidades foi assinado esta manhã.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário