A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora hoje o 146.º aniversário do Comando Distrital de Bragança.
𝙷𝚒𝚜𝚝𝚘́𝚛𝚒𝚊
• Pela primeira vez, esta data é assinalada no dia 4 de março, ao invés do dia 24 de julho, como tem sido feito desde os primórdios da existência da PSP.
• Em 2021 foi localizado, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, uma ata da Junta Geral do "𝘋𝘪𝘴𝘵𝘳𝘪𝘤𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘉𝘳𝘢𝘨𝘢𝘯𝘤̧𝘢", datada de 19 de fevereiro de 1877, que refere que em sessão ordinária, por deliberação tomada no dia 4 de março de 1876, foi “𝘤𝘳𝘦𝘢𝘥𝘰 𝘦 𝘰𝘳𝘨𝘢𝘯𝘪𝘴𝘢𝘥𝘰 𝘯’𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘤𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘱𝘰 𝘥𝘦 𝘱𝘰𝘭𝘪́𝘤𝘪𝘢 𝘤𝘪𝘷𝘪𝘭”.
• Anos mais tarde tiveram início algumas parcerias de trabalho com determinadas Câmaras do distrito, com pessoal policial deslocado a prestar serviço nas autarquias, que originaram os postos de polícia. Concretamente em Mirandela, no dia 24 de janeiro de 1950 - com um efetivo de 11 polícias - em Macedo de Cavaleiros, em 24 de abril do mesmo ano - com 7 polícias - e em Moncorvo, em 20 de abril de 1952, também com 7 Polícias.
• Atualmente cabe ao Comando Distrital de Bragança garantir a proteção e segurança dos seus 34 760 concidadãos, numa na área total de responsabilidade territorial de 68,7 Km2.
𝙰𝚝𝚞𝚊𝚕𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎
•Nos dias de hoje a POLÍCIA é uma instituição de vanguarda com forte afirmação social e parceira das principais instituições motoras da vida em Bragança e Mirandela. Os municípios, a unidade local de saúde do nordeste, os corpos de bombeiros, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Instituto Politécnico de Bragança são polos agregadores e influenciadores na aplicação de modelos de policiamento e na prevalência do sentimento de segurança geral.
• A criminalidade geral denunciada nos últimos anos apresenta uma tendência consistente de diminuição, pese embora a criminalidade violenta e grave tenha propensão para crescer, sendo que os crimes que se apresentam em resultado da proatividade policial manifestam uma disposição para aumentar.
• Relativamente à sinistralidade rodoviária lamentamos a perda de uma vida humana em 2019, e no ano de 2021 registamos um aumento dos acidentes de viação, colisões e despistes. Os atropelamentos têm vindo a decrescer nos últimos anos.
• Somos acompanhados diariamente por mais de 15 000 seguidores nas redes sociais e mantemos canais de comunicação fluidos e eficazes também graças ao trabalho dos órgãos de comunicação social, sobretudo locais, que nos ajudam e cooperam proficuamente.
O lema “𝓕𝓲𝓻𝓶𝓮𝓼 𝓮 𝓥𝓲𝓰𝓲𝓵𝓪𝓷𝓽𝓮𝓼”, inscrito no brasão do Comando Distrital de Bragança, representa o constante zelo da Polícia de Segurança Pública, pela segurança e bem-estar de todos os cidadãos.
OBRIGADO BRAGANÇA E MIRANDELA E PARABÉNS AOS POLÍCIAS E PESSOAL DE APOIO TÉCNICO PELA RESILIÊNCIA E DEDICAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO.
“Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão”
Sem comentários:
Enviar um comentário