Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de dezembro de 2022

Área social absorve mais de dois terços do orçamento de 52 ME de Bragança para 2023

 O município de Bragança tem previsto para 2023 “um esforço adicional” na área social devido à crise, com mais de dois terços do orçamento de 52 milhões de euros, aprovado hoje, destinados a este fim.
A maioria social-democrata na Assembleia Municipal aprovou ontem as grandes opções do plano e orçamento para o próximo ano, com uma dotação inicial superior a 52 milhões de euros, mais quase nove milhões de euros que em 2022, o que corresponde a um aumento próximo de 21%.

A atual crise obrigará, de acordo com a justificação do presidente da Câmara, Hernâni Dias, “a um esforço municipal adicional em diferentes áreas e de forma particular na social, absorvendo esta 73,06% dos recursos financeiros alocados ao orçamento do próximo ano”.

“É previsível que o ano de 2023 traga novas e acrescidas dificuldades para as famílias. Certamente que o município terá a capacidade de responder positivamente, tal como tem acontecido até à data, e estar na linha da frente, em perfeita articulação com os restantes parceiros, por forma a garantir iguais oportunidades para todos, procurando, assim, corrigir desigualdades sociais e apostando na coesão social que se corporiza num território mais inclusivo e solidário”, segundo o autarca.

O município de Bragança continua a não distribuir pelos contribuintes do concelho qualquer percentagem dos 5% a que têm direito no Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) cobrado localmente.

Em 2023, o município continuará a aplicar a taxa mínima de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), concretamente 0,3%, e que a lei permite ir até um máximo de 0,45%.

Segundo as contas da autarquia, com a manutenção da taxa mínima, associada à “dedução fixa em função do número de dependentes que compõem o agregado familiar, o município de Bragança irá prescindir de cobrar aproximadamente 2,27 milhões de euros” em 2023.

O autarca social-democrata garante que as contas para 2023 refletem “a regra do equilíbrio orçamental”, sendo as receitas correntes superiores às despesas correntes em mais de 7,5 milhões de euros.

A dívida da maior câmara do distrito de Bragança rondava, a 30 de novembro, os 2,6 milhões de euros, “aquém do limite em nove milhões de euros”, de acordo com os documentos aprovados hoje na Assembleia Municipal, com 58 votos a favor, 12 abstenções, entre os eleitos do PS e do Chega, e um voto contra, da CDU.

O Partido Socialista absteve-se, com a justificação dada pelo eleito Luís Pires de que não pode “dizer sim a um documento que pretende ir numa direção diferente” da que defende, mas trata-se de executar o programa sufragado do PSD.

Os socialistas gostariam de “um horizonte muito maior” para o concelho do que o plano anual, enquanto o eleito da CDU, José Castro, votou contra, por entender que é “mais do mesmo” e que, ao contrário do que dizia o programa eleitoral do PSD, “as pessoas não estão primeiro”.

HFI // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário