Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de dezembro de 2022

Bragança repensa obras no castelo que geraram indignação nas redes sociais

 O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, disse ontem que o município está a repensar as obras no castelo da cidade, que foram suspensas depois da “indignação” expressa nas redes sociais com os materiais usados.


O autarca assegurou ontem à Assembleia Municipal de Bragança que o projeto está agora a ser “melhor pensado e estruturado”, nomeadamente na escolha dos materiais e na colocação dos mesmos.

Em causa está uma empreitada de 800 mil euros para melhorar a mobilidade em toda a zona histórica de Bragança, nomeadamente para pessoas em cadeiras de rodas ou para transporte de carrinhos de bebés.

A câmara municipal começou a empreitada pela zona do castelo, com a colocação de granito em passeios em volta de monumentos como a Igreja de Santa Maria e a Domus Municipalis e um largo adro na entrada do castelo.

Em meados de novembro, a obra deu polémica com fotos e críticas nas redes sociais, devido ao contraste e dimensão da cor e material do novo granito com as antigas pedras escuras do piso daquela zona.

A Câmara de Bragança levantou, imediatamente a seguir, o granito que tinha sido colocado e o presidente Hernâni Dias reconheceu hoje, na Assembleia Municipal, que o “cromático” não resultou, mas com um reparo aos que argumentavam com o peso histórico do piso existente.

“A calçada do castelo tem 27 anos. Se considerarmos que 27 é histórico, então nós, alguns de nós, já somos pré-históricos”, ironizou.

O autarca afirmou que já tinham decidido alterar o que estava a ser feito antes das publicações nas redes sociais e garantiu que o projeto está a ser repensado com as entidades competentes, nomeadamente da tutela da Cultura que deu parecer positivo à empreitada suspensa.

“Nunca, em circunstância alguma, foi intenção do município destruir nada. É fazer o que é o melhor a favor dos munícipes, nomeadamente a mobilidade”, salientou.

HFI//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário