Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Feira de Artes, Ofícios e Sabores regressou a Vimioso no fim-de-semana

 A Feira de Artes, Ofícios e Sabores aconteceu entre sexta-feira e domingo, em Vimioso


Não se realizou nos últimos anos devido à pandemia. Animação não faltou, com concertos, assim como a famosa posta mirandesa e os produtos do planalto mirandês, como o enchido, os queijos, o pão e até os legumes. E as vendas parecem ter corrido bem para os expositores.

“Temos fumeiro artesanal de Trás-os-Montes. Nestes dias vende-se sempre. Há sempre pessoas que vêm a estes eventos buscar fumeiro”, referiu o expositor António Carvalho.

“Tem-se vendido bem. Todos os anos é muito boa a feira. Estamos no primeiro dia e já está a ser boa. As pessoas compram principalmente pão caseiro e pão com chouriço”, contou o expositor André Marcos.

Houve quem tivesse ido de propósito a Vimioso para fazer compras no certame. Foi o caso de Luís Alves, que é do Porto.

“Vimos nós e as esposas fazer o BTT e vir aqui fazer umas compras. Já vimos há vários anos. Em termos de qualidade tem tudo que procuramos. Levamos sempre daqui as alheiras, o chouriço e mais alguns artefactos que achamos engraçados”, disse.

Na feira decorreu ainda um seminário sobre inovação social e o impacto que pode ter em territórios mais pequenos, como é o caso de Vimioso. O objectivo foi que várias entidades discutissem também o futuro do território. De acordo com Carla Branco, responsável pela incubadora da vila, a inovação social é importante para fixar pessoas para a região.

“A inovação social é tudo aquilo que se traduz pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Não tem só e unicamente a ver com as       IPSS. Inovação social pode ser operacionalizada nas empresas, nas câmaras municipais, nas instituições, na sociedade civil. Se o nosso território for mais competitivo, em termos daquilo que é a inovação social, será uma referência nacional para captar pessoas”, explicou.

A vigésima primeira edição da Feira de Artes, Ofícios e Sabores aconteceu no pavilhão de exposições de Vimioso. Além da mostra de produtos, houve ainda concertos, montaria ao javali, passeio de BTT e um passeio micológico.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário