Em comunicado, a organização refere que o Tua Walking Festival, apresentado hoje, tem como ponto de partida os percursos pedestres daquele parque nacional e vai percorrer os concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, no distrito de Bragança, alternadamente, em cinco fins de semana.
“Tendo como ponto de partida a realização de uma caminhada, num dos percursos pedestres homologado, é a forma de promover o turismo sustentável, juntando a paisagem à atividade desportiva, ao património e cultura, à gastronomia e aos vinhos, a toda a economia local”, explica no texto o diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), Artur Cascarejo.
O evento, pensado em 2019 mas adiado por causa da pandemia, foi agora “melhorado” e assume-se como a “iniciativa mais significativa das comemorações” dos 10 anos do PNRVT.
“Criámos as infraestruturas, estruturámos o produto, temos todas a condições para o promover. Com este Festival, que propõe sempre um fim de semana de atividades, queremos habituar as pessoas a vir e ficar no Tua, pelo menos dois dias”, salienta o responsável.
Em diferentes fins de semana da dita “época baixa”, o Tua Walking Festival, lê-se, “apresenta-se como uma alternativa de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística.”.
O evento dinamiza as 12 Pequenas Rotas de percursos perdestes do PNRVT, “todas elas homologadas e com manutenção permanente, o que dá segurança e confiança aos caminhantes”.
Desenhado pela empresa de Turismo de Natureza PortugalNTN, em estreita colaboração com cada um dos municípios envolvidos, o evento envolve toda a comunidade local: “Em cada concelho a empresa procurou envolver atividades que acrescentem valor, que sejam geradoras de receitas locais”, salienta a organização.
O Tua Walking Festival começa em Vila Flor, nos dias 11 e 12 de março, com um Seminário sobre a importância do pedestrianismo no ordenamento e promoção dos territórios, reconhecido e certificado como uma Ação de Curta Duração (ACD) e como uma ação de Formação Contínua para renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD).
No fim de semana de 29 e 30 de abril, o Festival acontece no município de Murça e inclui “atividades ligadas à promoção dos produtos locais com maior identidade”, como o azeite, vinho e doces conventuais.
O certame continua nos dias 20 e 21 de maio em Carrazeda de Ansiães, onde se preparam atividades culturais capazes de acrescentar valor ao potencial natural e paisagístico do território e iniciativas ligadas à promoção da maçã, do vinho e do azeite e outros produtos locais.
A 23 e 24 de setembro o Festival segue em Mirandela com “uma visita guiada ao Céu”, numa iniciativa de astroturismo.
Por fim, o encerramento do Festival acontece nos dias 7 e 8 de outubro no município de Alijó que irá promover 'workshops' diversos, desde o saber fazer da aldeia, ao teatro e cantares e também visitas guiadas a alguns locais de interesse.
Sem comentários:
Enviar um comentário