Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Associação de Socorros Mútuos de Macedo de Cavaleiros celebrou 115 anos

 Surgiu em 1908, por um grupo de artesãos, com a função de ajudar a população em questões sociais que na década de 70 acabaram por ser assumidas pelo Estado Central, o que levou à sua inatividade.


O ano passado foi novamente constituída uma direção que quer voltar a dar-lhe atividade.

A primeira ação que desenvolveram foi a reabilitação do edifício que lhe serviu de sede, que se encontrava bastante degradado, sendo objetivo torná-lo, no curto prazo, um espaço intergeracional.

As obras sofreram algum atraso mas a parte exterior estará concluída até ao final do verão, assegura o presidente, António Choupina:

“Efetivamente a reabilitação do edifício está mais atrasada, penso que os macedenses têm visto que nós fizemos ali a decapagem de uma das paredes e se colocou à vista a essência do prédio, no entanto, ele seria mais difícil de conservar naquela situação da pedra à vista. Decidiu-se novamente revestir a pedra e, nesta altura, essa fachada já está coberta. Iremos fazer o mesmo na fachada mais virada a sul e, a partir daí, estaremos em condições de, pelo menos, estabilizar esse processo, pintar e colocar a caixilharia.

A obra fica concluída exteriormente. Na parte interior vai haver um compasso de espera pois há soluções que se podem encontrar, e se calhar vamos deixar para uma fase posterior.

De acordo com o presidente da direção, embora ainda não estejam a aceitar associados, a população tem manifestado interesse e apela a que os mais novos também o façam:

“Efetivamente desejo das pessoas se associarem há muito. Mas continuo a achar que enquanto não houver um valor e benefícios específicos para dizer às pessoas, tem-nos parecido prematuro aceitar associados. Temos recolhido intenções de associados e continua disponível essa eventualidade.

Acima de tudo queríamos que aquele espaço fosse intergeracional e, por isso, faço o apelo aos mais novos.

O processo que vai determinar os benefícios que a associação dará aos associados ainda decorre mas poderão passar também pela saúde:

”Portanto, nós desenvolvemos um determinado pacote de benefícios, que terá de ser aprovado pela Direção-Geral da Segurança Social e o processo ainda está em desenvolvimento. Introduzimos, além da Segurança Social, o Ministério da Saúde, para também podemos ter complementos à saúde na associação, mas tudo é ainda muito prematuro.”

Os 115 anos da Associação de Socorros Mútuos de Macedo de Cavaleiros foram assinalados com uma missa, uma visita às instalações da sede e terminaram com um almoço convívio.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário