O World Tourism Film Awards, organizado pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) e pelo Município de Guimarães, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal e com a participação da UN Tourism, distinguiu 32 produções de excelência, provenientes de 17 países, celebrando a criatividade, a inovação e o impacto estratégico na indústria turística global.
O Filme “procura responder às expetativas de potenciais turistas com diferentes formas de estar e de ser, com distintas maneiras de viver. Sugere experiências territoriais que incluem atividades na natureza, mais calmas ou mais radicais, passeios, visitas ao património, interações culturais, promovendo também a gastronomia, os vinhos, as festas e tradições que caracterizam o território”, adianta o comunicado de imprensa.
Esta produção foi feita com recursos próprios. O texto e guião são da autoria de Ana Fragoso, a recolha e edição de imagem de Marco Gil.
Desta vez a PORTUGALNTN “acrescentou a importância de trabalhar em parceria e juntou no vídeo contributos de alguns parceiros, nomeadamente da empresa SUN Azibo Cruzeiros & Experiências e dos Zíngarus, com a responsável Ângela Costa a integrar a dupla de figurantes, e a banda de Folk Rock transmontana, que cedeu uma música original para garantir, na parte final do filme, a presença das sonoridades transmontanas, que também fazem parte da identidade regional”, acrescenta a nota de imprensa.
Esta distinção final, resulta do desempenho do filme ao longo do Circuito CIFFT, a competição global dedicada a conteúdos audiovisuais de turismo. Ao longo do ano, a produção competiu com mais de 4.000 filmes provenientes de mais de 50 países, nos diversos festivais internacionais que compõem o circuito, arrecadando vários prémios — incluindo duas distinções (1º Prémio na Categoria Desportos e Aventura, na competição Internacional e o 2º Prémio, na Categoria Aventuras & Expedições na competição nacional), no ART & TUR - International Tourism Film Festival; a classificação 𝐒𝐈𝐋𝐕𝐄𝐑, que corresponde ao 2º lugar, na Categoria de Serviços, no Japan World's Tourism Film Festival; e o 2º Prémio, na categoria de Serviços de Turismo, no 16th Amorgos International Tourism Film Festival, na Grécia.
Cada distinção contribuiu com pontos para a sua posição final no CIFFT Rankings, onde alcançou o 3º lugar, na categoria Serviços de Turismo, garantindo para a PORTUGALNTN e para o território esta distinção na lista dos Melhores Filme de Turismo do Mundo.
“Para além de fantásticas imagens, que o nosso território tem, neste filme mostramos experiências, já ultrapassamos a fase de ‘contar a história’ para a fase de ‘viver a história’, e não é fácil conseguir gerar esse sentimento nas pessoas, de sentirem que estão a viver a história”, refere João Neves, responsável pela PORTUGALNTN.
Reconhecido pelo seu conceito criativo, narrativa e qualidade de produção, o vídeo orgulha os promotores. “Pelo facto de termos vindo nos últimos anos a arrecadar vários prémios pode parecer fácil, mas asseguro-vos que não é. Competimos com mais de 4.000 filmes, provenientes de mais de 50 países. Estamos a lidar com pessoas especialistas nesta área, com sensibilidades e culturas muito diferentes”, argumenta Domingos Pires, igualmente responsável pela PORTUGALNTN.
Recordo que, em 2024, o evento da entrega de prémios World Tourism Film Awards, organizado pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), decorreu em Valência, Espanha, e a PORTUGALNTN conquistou o “𝐏𝐞𝐨𝐩𝐥𝐞’𝐬 𝐂𝐡𝐨𝐢𝐜𝐞” 𝐀𝐰𝐚𝐫𝐝 𝟐𝟎𝟐𝟒, com o filme “We are what we feel”, considerado pelo público o Melhor Filme de Turismo do Mundo.

Sem comentários:
Enviar um comentário