Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Sucesso reprodutor do tartaranhão- caçador aumentou 103% na Península Ibérica

 O sucesso reprodutor do tartaranhão-caçador (Circus pygargus), uma ave migratória em risco de extinção em Portugal e Espanha, aumentou 103% em 2025 na Península Ibérica através da iniciativa europeia “Salvar o tartaranhão-caçador” cuja coordenação desta iniciativa é da associação Palombar, com sede em Vimioso.


“Graças às medidas de conservação desta campanha, que incluem monitorização de indivíduos, sensibilização e envolvimento dos agricultores e comunidades locais, bem como proteção de ninhos, resgate e salvamento de ovos e crias, esta espécie registou um importante crescimento da capacidade reprodutiva nas áreas de intervenção do projeto na Península Ibérica estimada em 103%”, referiu o biólogo da Palombar e coordenador do projeto, Joaquim Teodósio.

Segundo esta associação ambiental, entidade coordenadora do projeto “Life SOS Pygargos”, as medidas estão a ser implementadas no território nacional com incidência no Nordeste Transmontano e nas comunidades autónomas da Estremadura, Galiza, Madrid e Castela e Leão, em Espanha.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário