Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 21 de dezembro de 2025

EXPOSIÇÃO “ARTESANATO JOÃO PINTO” EM DESTAQUE NO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

 A exposição “Artesanato João Pinto” encontra-se patente ao público até 28 de fevereiro de 2026, no Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho – Casa da Vila, em Vinhais, valorizando o artesanato local e a identidade cultural da região.


Natural e residente em Vinhais, João Pinto dedica desde cedo o seu tempo livre à transformação da madeira em peças artísticas, dando forma a um espólio marcado pela forte ligação ao mundo rural. As obras expostas refletem tradições, memórias e saberes ancestrais, recriados através de um trabalho minucioso e profundamente enraizado na cultura transmontana.

A mostra constitui uma oportunidade para o público conhecer de perto o percurso e a criatividade do artesão, bem como para reconhecer a importância da preservação do património imaterial e das práticas artesanais que definem a identidade da região.

Integrada num espaço de referência cultural e ambiental, a exposição convida visitantes e comunidade local a apreciar um trabalho que cruza arte, tradição e território, reforçando o papel do artesanato como elemento fundamental da memória coletiva.

A Redação 
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário