Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Um dia depois do Natal, é a vez de Rebordãos, no concelho de Bragança, celebrar Santo Estêvão, a Festa do Bacalhau e dos Caretos, profundamente ligada à vida comunitária da aldeia e afirmada como expressão autêntica da cultura local.

 Os caretos, figuras centrais da festa, assumem o papel de guardiões do bem comum, evocando um tempo em que protegiam o essencial e mantendo hoje, de forma simbólica, esse gesto antigo.
À mesa, o bacalhau reúne a aldeia num gesto simples que dá sentido genuíno às Festas de Inverno da Terra Fria Transmontana.

Venha descobrir Rebordãos e conhecer uma festa onde a cultura se vive com naturalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário