Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

“Não temos mãos a medir” para a procura de morango em São Pedro Velho

A aldeia do morango em Mirandela temia o pior devido à pandemia da covid-19, mas afinal os produtores não têm mãos a medir para tantas encomendas, depois das notícias dos receios na comunicação social.
“Está tudo a pedir, não temos mãos a medir”, disse à Lusa Armindo Alves, um dos produtores de morango de São Pedro Velho, a aldeia transmontana conhecida por esta produção e que este ano já cancelou a feira anual de maio.

Com as medidas de contenção da pandemia, os produtores temiam que os cerca de 70 a 80 mil quilos de morango ficassem na terra, porém, há uma semana que Armindo e os restantes colegas começaram a apanha e as encomendas chegam de todo o lado.

De particulares a grossistas, todos querem morango. Os produtores não podem levar ao domicílio para responder a encomendas de particulares, mas estão a entregar a intermediários e grossistas de uma longa lista por toda a região de Trás-os-Montes, desde Mirandela a Bragança, Vinhais, Mogadouro, Chaves, Valpaços, Carrazeda de Ansiães.

Em grandes superfícies ou pequenas lojas locais, o morango de São Pedro Velho chegou ao mercado e não tem também faltado pessoal para a apanha.

Armindo Alves tem “pessoas do ano passado, que é certinho”, oito pessoas que vão trabalhar durante algumas semanas para apanhar “no mínimo 30 toneladas”, que crescem nos cerca de dois hectares deste produtor.

Armindo agrade à comunicação social que deu conta dos receios dos produtores e ao presidente da junta de freguesia, Carlos Pires, que tem apoiado a produção.

Também a Câmara de Mirandela ofereceu máscaras, álcool e luvas para os que participam na apanha.

Os cinco produtores de morango da aldeia têm, em média cada um, “sete a oito trabalhadores diários na apanha” e colhem entre “500 a mil quilos todos os dias”.

Um dos armazenistas (Frutas Cláudio) de Bragança que costuma receber a produção tinha anunciado o encerramento, mas afinal mantém-se de porta aberta e é um dos que está a vender o morango de São Pedro Velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário