Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
A receita da mãe do chef Óscar Geadas: empadão de carne
Um rico empadão feito pela mãe com carne e chouriço e um puré que leva bróculos, ovo e natas, é o prato de conforto de Óscar Geadas desde a infância e já se tornou o favorito dos filhos.
|
Fotografia: (Rui Oliveira/GI) |
Quando pedimos ao chef Óscar Geadas que partilhasse a receita de um dos pratos que aprendeu com a mãe, foi a filha mais velha, de 9 anos, que gritou sem hesitar: “O empadão da avó!”. E foi assim que o rico empadão da avó Iracema, chef de cozinha no famoso O Geadas de Bragança, e mestra de cozinha do seu filho mais velho – que conquistou uma estrela Michelin para o seu G Pousada (o restaurante de cozinha de autor com base regional na pousada de Bragança, que gere com o seu irmão António) – veio parar a estas páginas. “A minha mãe fazia isto para mim quando era pequeno e eu faço para os meus filhos. Eles adoram e é uma maneira de comerem brócolos, que não gostam”, conta. Tem sido uma das refeições mais populares na casa do chef, por estes dias de confinamento.
O EMPADÃO DA AVÓ GEADAS
Ingredientes para 4 pessoas
Para o empadão:
200 gr de carne de vitela picada
200 gr de carne de porco picada
100 gr chouriço cortado aos cubinhos
queijo terrincho ralado qb
1 cebola grande
600 gr de batata
400 gr de bróculos
100 gr de tomate frito
50 gr manteiga
300 ml natas
2 gemas de ovo
azeite
sal e pimenta a gosto
Para o béchamel:
100 gr manteiga
50 gr farinha
500 ml leite (aprox)
noz moscada qb
Preparação
Estrugir cebola em azeite e incorporar a chouriça e as carnes, deixar estufar. Incorporar o tomate frito e retificar os temperos (sal e pimenta). Fazer o puré: cozer a batata com casca e cozer os bróculos. Passar a batata no passe vite, incorporar a manteiga, as natas, as duas gemas e ligar o puré. Ralar os bróculos e incorporar no puré. Fazer o béchamel (aquecer a manteiga, juntar a farinha e mexer, depois adicionar o leite e mexer em lume brando até engrossar, e temperar). Num pírex, montar o empadão em camadas: uma camada de puré, uma camada de carne, outra camada de puré. Sobre a última camada de puré, espalhar o molho béchamel e, sobre este, o queijo terrincho ralado. Levar ao forno a gratinar e servir.
Dora Mota
Sem comentários:
Enviar um comentário