Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

A receita da mãe do chef Óscar Geadas: empadão de carne

Um rico empadão feito pela mãe com carne e chouriço e um puré que leva bróculos, ovo e natas, é o prato de conforto de Óscar Geadas desde a infância e já se tornou o favorito dos filhos.
Fotografia: (Rui Oliveira/GI)
Quando pedimos ao chef Óscar Geadas que partilhasse a receita de um dos pratos que aprendeu com a mãe, foi a filha mais velha, de 9 anos, que gritou sem hesitar: “O empadão da avó!”. E foi assim que o rico empadão da avó Iracema, chef de cozinha no famoso O Geadas de Bragança, e mestra de cozinha do seu filho mais velho – que conquistou uma estrela Michelin para o seu G Pousada (o restaurante de cozinha de autor com base regional na pousada de Bragança, que gere com o seu irmão António) – veio parar a estas páginas. “A minha mãe fazia isto para mim quando era pequeno e eu faço para os meus filhos. Eles adoram e é uma maneira de comerem brócolos, que não gostam”, conta. Tem sido uma das refeições mais populares na casa do chef, por estes dias de confinamento.

O EMPADÃO DA AVÓ GEADAS

Ingredientes para 4 pessoas

Para o empadão:
200 gr de carne de vitela picada
200 gr de carne de porco picada
100 gr chouriço cortado aos cubinhos
queijo terrincho ralado qb
1 cebola grande
600 gr de batata
400 gr de bróculos
100 gr de tomate frito
50 gr manteiga
300 ml natas
2 gemas de ovo
azeite
sal e pimenta a gosto

Para o béchamel:
100 gr manteiga
50 gr farinha
500 ml leite (aprox)
noz moscada qb

Preparação
Estrugir cebola em azeite e incorporar a chouriça e as carnes, deixar estufar. Incorporar o tomate frito e retificar os temperos (sal e pimenta). Fazer o puré: cozer a batata com casca e cozer os bróculos. Passar a batata no passe vite, incorporar a manteiga, as natas, as duas gemas e ligar o puré. Ralar os bróculos e incorporar no puré. Fazer o béchamel (aquecer a manteiga, juntar a farinha e mexer, depois adicionar o leite e mexer em lume brando até engrossar, e temperar). Num pírex, montar o empadão em camadas: uma camada de puré, uma camada de carne, outra camada de puré. Sobre a última camada de puré, espalhar o molho béchamel e, sobre este, o queijo terrincho ralado. Levar ao forno a gratinar e servir.

Dora Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário