Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A escapadinha ideal até… Bragança!

 Contrarie as estatísticas e não vá só para o sul de Portugal. Descubra Bragança. Conhecido pela sua beleza rural, Bragança é sítio ideal para levar a família a passear pelas belas paisagens do norte ou para surpreender a sua «cara metade» com um destino romântico.
Deixe a agitação e o stress do dia-a-dia para a próxima semana e perca-se nas paisagens de Bragança. Um destino pitoresco para quem quer respirar ar puro e conhecer uma localidade cheia de histórias sobre o nosso país.


Onde ficar

Pousada de São Bartolomeu
A Pousada de São Bartolomeu está situada no topo da Colina da Serra da Nogueira e por isso oferece uma das melhores vistas que se pode ter da cidade. Acorde a ver o Castelo e tome o pequeno almoço na varanda com vista panorâmica. A Pousada conta ainda com uma piscina exterior, uma tradicional lareira de chão, um restaurante e um bar. Por 120 euros por noite, o mais difícil será mesmo sair do conforto da Pousada de São Bartolomeu.

Solar de Santa Maria
Viva como um verdadeiro aristocrata no Solar de Santa Maria.  Situado a 75 metros dos jardins do Castelo da cidade, este edifício senhorial promete fazê-lo sentir como um verdadeiro rei. O solar está completamente restaurado mas manteve grande parte da decoração original. Tome o pequeno almoço nos jardins do claustro e deixe-se contagiar pela magia de outros tempos, por 65 euros por noite.

HI Hostel Bragança
Pousada da Juventude – Para quem procura um programa mais económico, a Pousada da Juventude é o local ideal. Conhecido pelo seu ambiente acolhedor, este hostel dispõe tanto de camaratas como de quartos familiares. Para além de uma sala de jogos, a pousada tem uma cozinha partilhada onde pode fazer as suas refeições como se estivesse em casa. Localizado no centro da cidade o HI Hostel Bragança tem pequeno almoço incluindo, por 33 euros por noite.

Onde comer
O Geadas é o restaurante mais «in» de Bragança. Aconselhado por todos os guias turísticos, este restaurante é mesmo referenciado como um importante ponto gastronómico do Nordeste Transmontano. Se é um verdadeiro gourmet, tem de experimentar o Geadas e desfrutar de especialidades como Perdiz à casa ou lombo de javali. Desfruta de uma bela paisagem a dar para o rio enquanto se delicia com os melhores pratos do Norte. O Preço médio é entre 40 e 30 euros por pessoa.

Solar Bragançano é considerado um dos melhores restaurantes do distrito. Conhecido pelos seus pratos de carne, este restaurante serve comida tradicional portuguesa. Solar Bragançano é o restaurante ideal para quem quer ter um bom serão a saborear o melhor que a cozinha caseira pode oferecer. Por apenas 15 euros não perca este restaurante recomendado pelo Guia Michelin.
Se quer comer algo mais ligeiro experimente o Restaurante D’Encanto, Piano Bar e Grill. Integrado no Complexo Ares da Serra, este restaurante/bar é o local ideal para ir petiscar qualquer coisa a qualquer hora. D’Encanto oferece um menu variado com especialidades todos os dias. O preço médio por pessoa é de 8 euros.


O que ver

Localizado no centro das muralhas da cidade, o Castelo de Bragança é um dos locais mais visitados em todo o distrito. Construído pelo rei D.Dinis, no século XIII, este monumento é conhecido por oferecer uma vista incrível a quem passeia pelas suas muralhas e pelas suas 15 torres. Na  impressionante Torre de Menagem poderá visitar o Museu Militar. Se é um romântico incurável não deixe de passar pela Torre da Princesa e conheça a lenda da aristocrata que ficou naquela torre, até ao final dos seus dias, à espera do seu grande amor.
A Igreja da Catedral velha da Sé é um dos pontos mais visitados em Bragança. Localizada no coração da cidade, a catedral foi construída no século XVI, é um edifício onde pode visitar a igreja, o Centro Cultural e a Biblioteca Municipal. Quando acabar de explorar este monumento histórico tome um café na Praça da Sé e sinta o ritmo da cidade.
Se gosta de fazer exercício físico na natureza, aproveite para experimentar o Corredor verde de fervença. Este local de lazer, nas margens do canal do rio é perfeito para fazer uma caminhada ou apreciar a vista na pérgola onde está a Capela do Senhor da Piedade.
Se for em família, o Museu de Ciência Viva é ideal para desfrutar de um bom final de tarde. A principal exposição deste museu é sobre o ciclo do bicho da seda. Com várias actividades pensadas nos mais novos, não deixa de ser interessante para adultos.
Para descontrair por completo, reserve um cruzeiro pelo Rio Douro. Conhecido como o Grande Canyon Europeu, durante cerca de uma hora, aprecie o maravilhoso Rio Douro, como nunca viu. Existem vários cruzeiros que partem de Miranda do Douro, cidade perto da fronteira com Espanha, que fica a 70 km da cidade de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário