Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Eurobirdwatch 2020 na Albufeira do Azibo: observadas 61 espécies de aves

 No âmbito do Eurobirdwatch 2020, a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural organizou uma jornada de observação de avifauna no dia 3 de outubro, na Albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que contou com a participação de oito pessoas.

Observação de aves na Albufeira do Azibo. Fotografia Rui Ferreira.

A Albufeira do Azibo, caracterizada pela sua larga massa de água, é um território privilegiado para a observação de espécies de aves aquáticas, mas não só. Envolvida por um mosaico florestal e agrícola, é possível também obsevar uma grande diversidade de aves.

Durante esta jornada dedicada à avifauna, foram observadas 61 espécies, entre as quais se destacam o milherango (Limosa limosa), o pato-colhereiro (Spatula clypeata), o borrelho-grande-de-coleira (Charadrius hiaticula) e o pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina). Poderá ver a lista completa de aves observadas AQUI.

Borrelho-grande-de-coleira. Fotografia Luís Ribeiro/Palombar.

Este é o sexto ano em que a Palombar particia no EuroBirdwatch, uma iniciativa criada em 1993, que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

O EuroBirdwatch é organizado pela BirdLife International e coordenado, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Todos os anos, reúne pessoas de dezenas de países para a observação de avifauna.

Sem comentários:

Enviar um comentário