Observação de aves na Albufeira do Azibo. Fotografia Rui Ferreira. |
A Albufeira do Azibo, caracterizada pela sua larga massa de água, é um território privilegiado para a observação de espécies de aves aquáticas, mas não só. Envolvida por um mosaico florestal e agrícola, é possível também obsevar uma grande diversidade de aves.
Durante esta jornada dedicada à avifauna, foram observadas 61 espécies, entre as quais se destacam o milherango (Limosa limosa), o pato-colhereiro (Spatula clypeata), o borrelho-grande-de-coleira (Charadrius hiaticula) e o pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina). Poderá ver a lista completa de aves observadas AQUI.
Borrelho-grande-de-coleira. Fotografia Luís Ribeiro/Palombar. |
Este é o sexto ano em que a Palombar particia no EuroBirdwatch, uma iniciativa criada em 1993, que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.
O EuroBirdwatch é organizado pela BirdLife International e coordenado, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Todos os anos, reúne pessoas de dezenas de países para a observação de avifauna.
Sem comentários:
Enviar um comentário