Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Segundo webinar "Braganç@educa" debateu elo entre as escolas e as famílias

 O diálogo entre as famílias e a escola é cada vez mais forte e poderoso. A ideia é defendida pelo neurologista Nuno Lobo Antunes.
O médico foi o convidado para a segunda sessão da iniciativa “Braganç@Educa” e considera que a comunicação e a proximidade, cada vez mais estreitas, entre os encarregados de educação e as instituições de ensino, têm ajudado a que os jovens sejam mais bem tratados quando comparado com o que acontecia há algumas décadas.

“Havia uma fissura, um divórcio entre as famílias e a escola. Não havia qualquer espécie de comunicação, nem diálogo entre pais e escola. A ideia de inclusão era absolutamente estranha para toda a gente. A acentuação entre quem vinha de meios sócio-culturais ricos e pobres era uma diferença astronómica”, afirmou.

“Como as escolas e as famílias poderão formar um elo poderoso” foi o tema que o neurologista trouxe a debate. O médico considera que esta ligação entre as duas partes é cada vez mais acentuada e defende que, ainda que pareça, não se torna excessivo nem prejudicial para as crianças.

“Há quem defenda que há intromissão de mais da família na escola, mas não acho que isso faça sentido. Quando cresci a taxa de analfabetismo era de cerca de 30% e não havia sequer forma de os pais participarem na educação dos filhos. Isto mudou imenso e permitiu que as famílias passassem a ter um papel activo”, afirmou.

Confrontado com a questão de uma possível falta de tempo cada vez maior, por parte dos pais, em estar com os filhos, Nuno Lobo Antunes considerou que hoje em dia há mais preocupação em acompanhar os jovens fora da vida escolar.

O “Braganç@Educa” é um webinar destinado a toda a comunidade educativa, colocando o debate da educação. A próxima e última sessão acontece na quarta-feira e pode ser acompanhada, em directo, no facebook da câmara. O convidado será Rui Correia, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário