Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de março de 2022

Dia Mundial da Vida Selvagem: grifo devolvido à natureza em ação conjunta da Palombar e ICNF

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no âmbito do Dia Mundial da Vida Selvagem, 3 de março, realizam, em conjunto, uma ação de devolução à natureza de um grifo (Gyps fulvus) que esteve a recuperar no Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Gerês, a qual terá lugar no Castelo de Castro Laboreiro, em Melgaço (distrito de Viana do Castelo), às 10h30, e contará com a presença de várias entidades.


Esta ação, que tem o apoio do Município de Melgaço, da União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro e do Agrupamento de Escolas de Melgaço, pretende sensibilizar a comunidade para a importância do grifo, uma das três espécies de abutres que ocorrem em Portugal. Estarão presentes no evento de devolução o executivo do Município de Melgaço, as comunidades locais e escolar e outros agentes locais.

"Recuperar espécies-chave para restaurar os ecossistemas" é o tema deste ano das comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem. Neste dia, agimos em conjunto para cumprir esse objetivo fundamental ao devolver à natureza um indivíduo de uma espécie de abutre com estatuto de ameaça desfavorável em Portugal e fundamental para os ecossistemas. Atualmente, não há registos oficiais da existência de grifos a nidificar no Parque Nacional da Peneda-Gerês ou da presença de colónias. Castro Laboreiro foi o local escolhido para devolver o grifo à natureza por estar próximo do ponto onde foi encontrado debilitado e resgatado para recuperação.

Os abutres são essenciais para promover o equilíbrio e bom funcionamento dos ecossistemas. Estas aves têm a sua dieta baseada no consumo de animais mortos e eliminam, de forma rápida e eficaz, as carcaças que se encontram no campo, promovendo a sua limpeza e evitando a propagação de doenças. Adicionalmente, contribuem para a reciclagem de nutrientes e para o bom funcionamento da cadeia de alimentação na natureza.

O grifo é uma espécie de abutre que está classificada como “Quase Ameaçada” em Portugal. A utilização de iscos envenenados, a redução da disponibilidade de alimentos, a diminuição do aproveitamento pecuário extensivo, a perturbação humana, a eletrocussão, a degradação dos habitats, a perseguição humana e a instalação de parques eólicos são as principais ameaças para esta espécie.

A Palombar desenvolve vários projetos com foco na proteção e conservação desta espécie, nomeadamente o projeto ConnectNatura e Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário