Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Festival Intercéltico de Sendim regressa amanhã

 Depois de dois cancelamentos, regressa já esta sexta-feira e sábado, o Festival Intercéltico de Sendim


A vigésima primeira edição é por isso muito esperada na vila do concelho de Miranda do Douro e volta a apostar na música de matriz folk e tradicional, como destaca Mário Correia, da organização. "É um regresso muito desejado. Foram dois anos de interregno em 20 anos de edições e o que se pode esperar é a continuação da matriz que caracteriza o festival, muita animação de rua, o lado cultural, concertos mais intimistas, apresentação de livros e de discos".

No palco principal destacam-se formações da Galiza, Castela e Leão e Astúrias além de bandas nacionais. "Os grandes nomes da folk celta estiveram em Sendim e agora há um tempo novo que é de dar oportunidade a duos e trios, pequenas formações, que estão num patamar já diferente. São expressões musicais que dão uma nova modernidade a estas músicas tradicionais. Nós gostamos muito de ouvir as músicas na voz dos nossos avós mas é preciso actualizar e modernizar. Quatro dos seis grupos que vão participar no palco principal têm integrado nos seus repertórios músicas de Trás-os-Montes, mesmo não sendo de cá".

O Festival Intercéltico de Sendim conta ainda com uma homenagem a Adriano Correia de Oliveira, quando se comemoram os 80 anos do nascimento do músico.

O festival vai acontecer na antiga escola primária de Sendim e este ano a entrada é gratuita.

Além dos concertos no palco principal à noite, ao longo do dia há arruadas de gaiteiros, danças de pauliteiros, apresentações de livros e venda de discos e de artesanato, assim como tertúlias.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário