O município de Miranda do Douro deu início às obras de reabilitação do convento dos Frades Trinos, onde está situada a biblioteca municipal, num investimento de 162 mil euros, avançou ao Mensageiro a presidente da câmara mirandesa, Helena Barril.
“Trata-se de uma intervenção ao nível das fachadas e paredes interiores do imóvel, sistema de ar condicionado e rede elétrica, que pretende dotar o espaço de melhores condições para os funcionários, utilizadores e para a preservação do espólio que o imóvel acolhe, num investimento de 162 mil euros”, explicou Helena Barril.
De acordo com a autarca mirandesa, as obras terão de estar concluídas até 10 de julho, dia da cidade, e onde se vão concentrar as celebrações.
“Este edifício apresentava debilidades como a infiltração de águas pluviais e desde a sua reconversão em biblioteca municipal, em 2003, que não era alvo de qualquer intervenção de reabilitação tendo em vista a melhoria das condições de trabalho dos funcionários e para público. Agora teremos um imóvel do todo de melhor conforto”, vincou Helena Barril.
O convento de Frades Trinos foi intervencionado pela última vez em 2003 “e apresenta sinais muito evidentes de degradação”. O convento é de origem barroca e foi construído entre 1718 e 1728.
Francisco Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário