Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

MOGADOURO: EMPREENDEDOR REVOLUCIONA TÉCNICA DE PLANTIO NO PLANALTO MIRANDÊS

Um empreendedor de Mogadouro está a revolucionar o plantio de videiras, oliveiras ou outras árvores de fruto na região do Planalto Mirandês, para já com recurso a raios laser e, no futuro próximo, ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). 
Para efetuar este tipo de trabalho, o empresário Pedro Patrão, de 25 anos, utiliza uma máquina atrelada a um trator, à qual está acoplado um sistema laser que possibilita um alinhamento e uma disposição mais eficaz da planta no terreno, permitindo o seu tratamento e a colheita de forma mecanizada.
"Há um alinhamento das plantas feito com a distância exata acordada com o cliente, mediante o tipo de exploração", frisou.
Com esta técnica, o empreendedor garante conseguir plantar, em condições normais, cerca de 7.500 árvores por dia, uma situação que vai "otimizar recursos e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo de plantio de vinhas ou olivais, potenciando assim uma maior rentabilidade económica para os produtores que se dedicam a agricultura intensiva".
Como o dinamismo empresarial e os desafios tecnológicos são uma constante na cabeça do jovem empresário, este prepara-se agora para comprar uma máquina que faz o plantio através de um sistema de GPS.
"Fiz um estudo que me permite adquirir uma nova máquina e iniciar plantações com recurso a alinhamento por GPS, o que vai duplicar a rentabilidade iniciada com a técnica laser", referiu Pedro Patrão.
A nova máquina deverá começar a operar na próxima campanha de plantações.
Segundo o empreendedor, há pouca gente a fazer este tipo de trabalho porque o investimento é grande, com o preço de uma máquina a atingir cerca de 80 mil euros.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário